Entenda como é feito o cálculo da média das notas para o Sisu

Algumas entidades optam por dar pesos diferenciados para as provas do exame, compreenda como a soma da pontuação é feita

iG Minas Gerais | DA REDAÇÂO |

O cálculo da média das notas do Enem é uma tarefa que parece muito complicada para quem não está familiarizado com a distribuição de pontos do exame, mas é relativamente simples e na internet é possível encontrar páginas e aplicativos que fazem o calculo para os candidatos.

A prova é dividida em Redação; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e; Matemática e suas Tecnologias.

Cabe as entidades de ensino que adoram o Sisu determinar o peso de cada uma das áreas do exame. Muitas delas usam a média simples, que é obtida somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. As faculdades e universidades que optam por dar pesos diferentes para as provas determinam o valor para cada item.

A pontuação de cada item é então multiplicado pelo peso definido pela instituição e o número total é dividido pela soma dos pesos. Para facilitar a vida dos candidatos o site do Sisu faz o cálculo automaticamente de acordo com as especificações de cada instituição. Quem quiser fazer o calculo pode conferir qual o método de pontuação escolhido por cada instituição e fazer o calculo neste site.

Cada uma destas áreas tem uma escala de pontuação que muda de acordo com o resultado dos estudantes em cada uma das edições do exame. A menor pontuação tirada em cada um dos itens é usado como nota miníma, e a maior nota obtida por um candidato é a nota máxima.

Para 2015 os resultados de notas mínimas e máximas foram:

Ciências humanas: mínima de 324,8 pontos e máxima de 862,1 Ciências da natureza: mínima de 330,6 pontos e máxima de 876,4 Linguagens e códigos: mínima de 306,2 pontos e máxima 814,2 Matemática: mínima de 318,5 e máxima 973,6

Apenas na redação a pontuação varia de 0 a 1.000 pontos.

Leia tudo sobre: Enempontuaçãosisu