Sistema Move de BH recebe o Sustainable Transportation Award 2015

Prêmio é concedido anualmente à cidade que tenha implantado projetos inovadores e de destaque no campo do transporte sustentável durante o último ano; Rio de Janeiro e São Paulo também foram escolhidas

iG Minas Gerais | Da Redação |

O sistema BRT Move de Belo Horizonte foi premiado com o Sustainable Transportation Award 2015 (STA), em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (13), em Washington (DC), nos Estados Unidos. 

A premiação global é concedida anualmente, desde 2005, à cidade que tenha implantado projetos inovadores e de destaque no campo do transporte sustentável durante o último ano. Os projetos premiados devem melhorar a mobilidade para todos os cidadãos, reduzir a emissão de gases do efeito estufa, bem como melhorar a segurança e o acesso de ciclistas e pedestres no espaço público.

Todo ano, uma só cidade com as melhores práticas é escolhida como grande vencedora. Neste ano, no entanto, o STA decidiu reconhecer três cidades brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. As outras cidades que concorreram ao STA 2015 foram Brasília (Brasil), Bhopal (Índia), Cape Town (África do Sul), Gurgaon (Índia), Hensinki (Finlândia), Iloili City (Filipinas), Milão (Itália), Surat (Índia) e Toluca (México).

O STA é uma realização do Institute for Transportation and Development Policy em parceria com o Comitê Diretor do Sustainable Transport Award, do qual a EMBARQ faz parte.

A informação foi divulgada pelo blog da EMBARQ Brasil, veja.

Belo Horizonte

Com o BRT MOVE, Belo Horizonte, segundo o blog, transformou o ambiente urbano abrindo espaço para as pessoas e o transporte sustentável. Antes, nesta avenida circulavam somente veículos motorizados. Agora, há ciclovia, corredor de ônibus e calçadas para pedestres.

À frente do seu tempo, Belo Horizonte foi o primeiro município brasileiro a desenvolver um plano de mobilidade alinhado à Política Nacional de Mobilidade Urbana, o PlanMob-BH, que projeta ações para os próximos 20 anos. O Plano engloba mecanismos de empoderamento da população, como o Observatório da Mobilidade, pelo qual os cidadãos podem expressar suas demandas junto à gestão municipal.

O PlanMob-BH também projeta a ampliação do sistema de transportes e o desenvolvimento urbano sustentável, pois entre os grandes desafios reconhecidos pelo município está o aumento da taxa de motorização individual, que cresceu 7,3% em sete anos, ao passo que as viagens por transporte coletivo cresceram apenas 3,2%.

Em março de 2014, a capital mineira inaugurou o primeiro corredor do seu sistema BRT, o MOVE. Ele foi desenvolvido ao longo de quatro anos, da concepção à inauguração, dentro das melhores práticas internacionais, tendo contado com apoio técnico da EMBARQ Brasil.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave