EUA e Irã retomam, de surpresa, negociações sobre programa nuclear

Este avanço surpreendente ocorreu depois que os dois diplomatas se reuniram durante cinco horas em Genebra, um encontro que foi qualificado como "substancial" por um funcionário americano

iG Minas Gerais | AFP |

Os Estados Unidos e o Irã mantiveram negociações substanciais em Genebra para acelerar um acordo sobre o programa nuclear do país asiático, informou uma fonte americana nesta quarta-feira.

"O secretário de Estado americano, John Kerry, e seu colega iraniano, Mohamad Javad Zarif, celebraram negociações substanciais durante aproximadamente cinco horas nesta quarta-feira sobre uma série de temas, com um pequeno grupo de conselheiros das duas partes", informou a fonte.

Este avanço surpreendente ocorreu depois que os dois diplomatas se reuniram durante cinco horas em Genebra, um encontro que foi qualificado como "substancial" por um funcionário americano.

Uma hora e meia depois do fim do encontro, o secretário de Estado voltou ao hotel Mandarin Oriental de Genebra para se reunir com Zarif, um encontro que não estava previsto.

Já estava programada uma série de reuniões de especialistas iranianos e americanos na quinta, sexta e sábado, antes do encontro entre o Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) no próximo domingo.

Zarif disse aos jornalistas que as conversações são "importantes".

"Penso que vão mostrar disposição dos dois lados para avançar e acelerar o processo", disse o diplomata iraniano.

No entanto, quando perguntado se conseguiria um acordo mais amplo antes da data limite estabelecida, de 1 de julho, o funcionário foi cauteloso e disse: "veremos". 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave