Excesso de peso em ponte abala estrutura e interdita acesso a Almenara

No último sábado duas carretas carregadas de granito passaram ao mesmo tempo pela ponte que dá acesso a cidade, o que causou um abatimento na laje; o local está completamente fechado sem previsão de liberação

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

As placas de concreto foram deslocadas em 15 centímetros após a passagem simultânea dos dois veículos pesados
divulgação/ der-mg
As placas de concreto foram deslocadas em 15 centímetros após a passagem simultânea dos dois veículos pesados

Está completamente interditada desde a tarde dessa terça-feira (13) a ponte sobre o rio Jequitinhonha, na MG-406, principal acesso para Almenara, no Vale do Jequitinhonha, depois que foi constatado um abalo na estrutura. Placas de concreto que sustentam a ponte foram deslocadas em 15 centímetros depois da passagem de dois veículos pesados por ela. Ainda não há previsão de liberação da via.

Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), no último sábado (10), duas carretas bi-trem carregadas com pedras de granito passaram pela ponte - que tem pista dupla - ao mesmo tempo, na altura do KM 35. Com isso a estrutura foi danificada: houve o esmagamento parcial do topo do pilar que serve de apoio para sustentação da viga. Ou seja, um abatimento na laje da ponte.

Ainda conforme a assessoria do DER, a passagem simultânea de veículos pesados na via é proibida.

No sábado a interdição foi parcial, sendo o acesso liberado apenas para carros de passeio, bicicletas e pedestres. Já a partir dessa terça, a passagem está completamente impedida para qualquer um, inclusive pedestres, por questões de segurança. Ainda não há um prazo de liberação da ponte.

O DER também informou que técnicos avaliam a situação no local em busca de uma solução. 

Rotas alternativas

Os motoristas devem seguir pela MG-406 no sentido Almenara/Pedra Azul, depois pela MGC-251 até o entroncamento da BR-116. Ao pegar a BR-116, deve-se seguir por ela no sentido Itaobim.

A segunda opção para quem segue de Almenara para Avaí do Jacinto, é pegar a LMG-634, passar pela rodovia municipal que liga Avaí do Jacinto a Jacinto e seguir pela BR-367, no seguimento Jacinto a Salto da Divisa.