Documentarista diz que índios guaranis criaram futebol

O diretor de cinema paraguaio, Marcos Ybáñez quer que a sua teoria seja considerada pela Fifa

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

O paraguaio Marcos Ybáñez está terminando a filmagem de um documentário que defende que os índios guaranis inventaram o futebol nas missões jesuítas, uma teoria que ele quer que seja considerada pela Fifa, disse o diretor de cinema em entrevista nesta terça-feira (13).

"Seria uma revisão da história do futebol, de forma que o Mundial da Rússia poderia levar isso em conta. Cada vez mais essa teoria ganha terreno e também fica claro o quanto a América contribuiu para o futebol", declarou Ybáñez.

Na primeira parte do documentário, intitulado "Os Guaranis Inventaram o Futebol" (2014) Ybáñez entrevistou pesquisadores jesuítas que defendem que os rudimentos do futebol nasceram na cidade paraguaia de San Ignacio Guasú. Com 405 anos de história, a cidade é a mais antiga das 30 missões guaranis fundadas pelos jesuítas em Paraguai, Argentina e Brasil.

Agora, na segunda parte, Ybáñez filmou em San Ignacio Guasú uma partida de futebol dos habitantes locais jogada da maneira que faziam seus antepassados guaranis. A segunda parte terá o nome "San Ignacio Guasú: a Cidade do Futebol", e será lançada ainda em 2015.