Chuva provoca alagamentos e paralisa linha da CPTM em São Paulo

Aeroporto de Congonhas, na zona sul, fechou às 16h15, e reabriu às 17h16; Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que a região sul da cidade foi a mais afetada

iG Minas Gerais | Folhapress |

Chuva provoca alagamentos e paralisa linha da CPTM em São Paulo
GUILHERME LARA CAMPOS/AE
Chuva provoca alagamentos e paralisa linha da CPTM em São Paulo

A chuva da tarde desta segunda-feira (12) deixou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para enchentes e alagamentos. Linhas do metrô e da CPTM foram afetadas pela chuva. Por volta das 18h30, a linha 12-safira da CPTM continuava paralisada. Raios atingiriam os sistemas de sinalização e comunicação da via.

As linhas 10-turquesa e 11-coral chegaram a fechar, mas já reabriram. A 10-turquesa ainda opera com velocidade reduzida. No metrô, as linhas 2-verde e 3-vermelha também operam com velocidade reduzida.

Estado de atenção

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, grande parte da cidade saiu do estado de atenção às 18h. A zona sul foi a região mais atingida pelo temporal.

O CGE identificou chuvas muito fortes entre Campo Limpo, M'Boi mirim, Santo Amaro, Cidade Ademar e Capela do Socorro, na zona sul. No Ipiranga e no Campo Limpo, também na zona sul, córregos transbordaram e os bairros ficaram em estado de alerta.

Aeroportos

O aeroporto de Congonhas, na zona sul, fechou às 16h15, e reabriu às 17h16. O CGE registrou ventos de 85 km/h às 16h45 no aeroporto. Cumbica, em Guarulhos (Grande SP) opera normalmente.

Há registro de queda de árvores em diversos pontos da cidade. Na rua do Glicério, na região central, uma árvore de grande porte ocupa duas faixas. Na avenida Rio Branco, também no centro, outra árvore de grande porte caiu e teria atingido a fiação elétrica e um veículo.

Veja onde estão os pontos de alagamento:

Intransitáveis - av. Dr. Ricardo Jafet, altura da r. Cel. Diogo, sentido Santos - av. Guarapiranga, altura do largo do Socorro, sentido bairro/centro - av. das Nações Unidas, altura da r. Jaime de Oliveira Souza, sentido Interlagos/Castelo - av. das Nações Unidas, altura da av. Octalles Marcondes Ferreira, sentido Interlagos/Castelo - av. das Nações Unidas, altura da av. Interlagos, sentido Interlagos/Castelo - av. das Nações Unidas, altura da r. Acari, pista local, sentido Interlagos/Castelo - av. Vitor Manzini, altura da r. João Alfredo, sentido bairro/centro - av. Vitor Manzini, altura da r. Cristalino Rolim de Freitas, ambos os sentidos - av. José Maria Whitaker, altura da av. Rubem Berta, ambos os sentidos - r. Teixeira Leite, altura da r. São Paulo

Transitáveis - av. Guido Caloi, altura da ponte João Dias, sentido Castelo/Interlagos - av. das Nações Unidas, altura da ponte João Dias, pista local, sentido Castelo - praça da Bandeira, altura da av. Nove de Julho, sentido bairro/centro - praça da Bandeira, altura do n° 576, sentido bairro/centro - av. dos Bandeirantes, altura do n° 1.420, sentido Marginal/Imigrantes

Leia tudo sobre: São Paulo; Chuva; Metrô