Pais devem ficar atentos na escolha da escola dos filhos

Veja algumas orientações para quem ainda não optou pelo estabelecimento de ensino que o filho irá estudar

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Janeiro chegou e muitos pais ainda têm dúvidas sobre a escola que os filhos vão frequentar. Existem vários fatores que devem ser analisados com calma para a tomada desta decisão.

Veja os aspectos principais que devem ser analisados e o que fazer antes de optar pela instituição.

Proposta pedagógica - É a identidade de uma escola, com diretrizes, linha de ensino (Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf etc.).  Todo estabelecimento de ensino deve ter a proposta pedagógica formalizada em um documento, que pode ser solicitado pelos pais quando fizerem suas visitas.

Qualidade do corpo docente - Boas escolas são feitas essencialmente com bons professores. Veja quem são e quais suas titulações, se permanecem um bom tempo na casa, se participam de Congressos para atualização.

Material utilizado - Seja por um sistema de ensino ou por meio de livros didáticos, verifique a qualidade do material no mercado, como é visto, quais os seus resultados e características.

Ranking do Enem - É o principal auditor externo das escolas que têm Ensino Médio. Avalie o desempenho das escolas ao longo de alguns anos e, principalmente, analise se a escola não utiliza artimanhas para fabricar resultados.

Outros auditores externos - Além das notas no Enem, procure ver outros dados fora das escolas, como desempenho e índices de aprovação em vestibulares qualificados e concorridos.

Opinião dos outros pais - Se você pretende ser um cliente da escola, nada melhor do que falar com os outros clientes. Converse com conhecidos, procure saber sobre índices de satisfação, veja os pontos fortes, os pontos fracos e como os filhos desses pais estão habituados no dia a dia do colégio.

Afinidade com a família - Os pais devem levar em conta os valores da escola com os seus valores. Por exemplo, estabelecimentos com características mais disciplinadoras serão mais rígidos, assim como os mais liberais serão mais flexíveis durante o ano.

Estrutura física - As dependências das escolas mostram se há cuidado e se há condições de proporcionar aos alunos as propagandas que elas fazem. Ao visitar uma escola, verifique não só as salas de aula, mas as outras instalações.

Programas complementares - Toda escola deve cumprir minimamente o currículo do MEC. Porém, programas extras, como empreendedorismo e jogos de raciocínio, como o xadrez, desenvolvem habilidades para a melhora acadêmica do estudante.

A opinião do aluno - Em todas as fases do processo, procure identificar a opinião de quem de fato irá estudar, o seu filho. Da mesma maneira que ele não pode decidir sozinho, os pais também não devem decidir apenas com a sua percepção. Estar feliz é o primeiro passo para o aluno começar bem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave