Para quebrar tabu, Neuer conta com fator Copa e apoios ilustres

Goleiro alemão pode ser o primeiro de sua posição a vencer o prêmio e acabará com domínio de Cristiano Ronaldo e Messi, que já dura sete anos

iG Minas Gerais | Folhapress |

O goleiro Neuer, da Alemanha é um dos arqueiros que está fazendo sucesso nessa Copa
O goleiro Neuer, da Alemanha é um dos arqueiros que está fazendo sucesso nessa Copa

O goleiro alemão Neuer, 28, do Bayern de Munique, poderá quebrar um tabu nesta segunda-feira (12), na premiação da Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, na Suíça.

Se foi eleito o melhor jogador de 2014, ele se tornará o primeiro goleiro a vencer o prêmio. O já aposentado Oliver Kahn, compatriota de Neuer, ficou em segundo em 2002, melhor colocação de um atleta da posição.

Na eleição, porém, o goleiro alemão tem dois concorrentes de peso: o atacante argentino Lionel Messi, dono de quatro Bolas de Ouro, e o atacante português Cristiano Ronaldo, que já venceu o prêmio por duas vezes.

Para derrotá-los, Neuer tem ao seu favor o bom desempenho na Copa do Mundo do Brasil. Foi um dos grandes destaques da seleção alemã, que bateu a Argentina na final e conquistou o tetracampeonato.

E vencer o Mundial sempre foi um fator preponderante na escolha. Em 1994, o Brasil levou o título. E Romário ganhou o prêmio. Em 1998, a França se sagrou campeão. E Zidane acabou eleito o melhor do mundo. Em 2002, o Brasil conquistou o pentacampeão. Ronaldo recebeu o troféu. Em 2006, depois do título da Itália, Cannavaro garantiu o prêmio.

Além disso, Neuer tem recebido apoio de figuras ilustres do futebol, como do presidente da Uefa, Michel Platini, e até do ex-jogador Maradona, compatriota de Messi.

"Nem Messi e nem Cristiano Ronaldo. Para mim, o candidato é Neuer, que teve mais méritos. Acho que Ronaldo e Messi relaxaram nesta temporada", disse Maradona em entrevista à rádio Havana. "Muitos jogadores merecem ganhar a Bola de Ouro, mas eu sou da opinião que o prêmio em um ano de Copa do Mundo deve ir para um jogador que venceu o Mundial", afirmou Platini.

Além de ganhar a Copa com a Alemanha, Neuer, que despontou no Schalke, tem outras conquistas importantes na sua carreira, como os títulos das temporadas 2012/13 e 2013/14 do Campeonato Alemão, a Liga dos Campeões de 2012/13 e o Mundial de Clubes de 2013.

O ex-atacante ucraniano Andriy Shevchenko, que fez história pelo Milan, engrossou o coro a favor do goleiro.

"Os três nomes são potenciais vencedores, mas Neuer é minha escolha porque eu acho que ele fez algo especial na Copa do Mundo e também em sua temporada com o Bayern de Munique", afirmou.

Leia tudo sobre: neuerbola de ourogoleiroalemanhacopa do mundocampeãobayern de munique