Roberto Birindelli em destaque na trama

Fiel escudeiro de José Alfredo, Josué guarda mistérios com o comendador

iG Minas Gerais |


Ator uruguaio diz que público masculino se identifica com Josué
EllenSoares
Ator uruguaio diz que público masculino se identifica com Josué

São Paulo. Homem de confiança do protagonista José Alfredo (Alexandre Nero), em “Império” (Globo), Josué, vivido pelo uruguaio Roberto Birindelli, vem ganhando destaque na trama desde a falsa morte do comendador. De simples motorista, ele passou a ser peça importante nos planos do chefe e, com isso, tem chamado a atenção do público masculino.

“Muitos homens vêm me parabenizar pela atuação e pela relação de amizade e fidelidade entre Josué e o comendador. São homens que se identificam com a trama, o que não é tão comum”, conta o ator. “Agora, eles podem estufar o peito e dizer sem vergonha que assistem à novela”.

A lealdade a José Alfredo tem despertado a curiosidade do telespectador. Segundo Birindelli, no início da trama a relação entre Josué e o patrão era diferente. “Era mais serviçal, até porque não sabíamos sobre o passado deles. Isso foi sendo modificado ao longo da trama, e eles se revelaram amigos de mil andanças nestes 30 anos em que Josué trabalha para ele”.

Para dar vida ao motorista, Birindelli foi buscar inspiração em outros fiéis escudeiros da ficção, como Mike (Jonathan Banks), da série “Breaking Bad” (2008-2013), e o tenente Gregório (Tony Tornado), da minissérie “Agosto” (Globo, 1993). Além disso, o ator trabalhou ao lado de Alexandre Nero, seu colega de cena.

“Tivemos uma preparação antes de começar a gravar a novela que foi aproximando as características da dupla. Mas a química, a cumplicidade e o jogo de cena foi se desenvolvendo ao longo da novela”, diz.

Sobre a origem da devoção que Josué nutre pelo chefe, o ator faz mistério. “Ainda vamos ver isso na novela. Algo vai explicar o porquê dessa parceria de 30 anos, com segredos bem guardados. Josué é um cara de ação, que não mostra sentimentos e que trabalha de maneira impecável”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave