“A homogeneização da dieta e da agricultura é uma ameaça”

Ola Westengen - Coordenador de Operação e Gestão Svalbard Global Seed Vault

iG Minas Gerais |

Outros bancos de sementes no mundo (Filipinas, Afeganistão e Síria) já foram destruidos por catástrofes. Por que o de Svalbard é considerado um dos mais seguros? O banco de Svalbard está em uma localização ideal para o armazenamento de sementes a longo prazo, por várias razões: é o norte mais distante que uma pessoa pode chegar por um voo regular, é um local remoto, seguro, no entanto, acessível. A localização dentro de uma montanha aumenta mais a segurança e fornece propriedades de isolamento inigualáveis.

Qual é a quantidade total de sementes que podem ser armazenadas? Quantas estão guardadas atualmente e provenientes de quantos países?

A capacidade é de 4,5 milhões de amostras, sendo que cada uma contém cerca de 500 sementes. Atualmente estão armazenadas 840 mil variedades, vindas de mais de 200 países e de mais de 60 instituições de vários lugares do mundo.

De quanto foi o investimento na construção deste banco de sementes?

A construção do Banco de Sementes foi financiada pelo governo norueguês e custou cerca de US$ 50 milhões (R$ 127 milhões) entre 2007 e 2008. O cofre não possui uma equipe permanente trabalhando no local. A abóbada é desbloqueada apenas para receber os depósitos de sementes, que ocorrem de três a quatro vezes por ano. Juntamente com dois colegas abro o cofre nessas ocasiões. Quando ninguém está no banco, ele fica sob constante vigilância do governo norueguês.

Em que fase o projeto se encontra e quais devem ser as próximas etapas?

O banco de sementes completará sete anos em fevereiro de 2015. Estamos muito satisfeitos com o elevado número de amostras de sementes depositadas pelos bancos de genes em todo o mundo. A próxima etapa é fazer com que mais bancos de germoplasma depositem suas sementes e esperar que os bancos que já estão usando os cofres de Svalbard enviem amostras duplicadas de segurança das amostras de sementes originais.

Quais são as principais ameaças para a diversidade de alimentos?

A principal ameaça à diversidade de culturas é a tendência à homogeneização da dieta global e da agricultura.

O que governos, empresas e sociedade civil poderiam fazer para prevenir danos no futuro?

A melhor maneira de conservar a diversidade de alimentos é continuar a usá-la. Se você quiser preservar uma fruta rara, você deve comê-la e plantá-la, mas por causa da tendência de declínio da diversidade em uso também é necessário conservar a diversidade fora do campo, ou seja, em bancos de germoplasma. O bando da Noruega oferece um local de backup para todos os tipos de bancos de germoplasma. (LM)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave