Brasileiro é viajante cauteloso

Segundo pesquisa, 54% dos turistas preferem organizar o passeio com bastante antecedência para garantir economia

iG Minas Gerais | Da redação |

Organização e muita, muita pesquisa. Esses são conceitos fundamentais que não faltam ao turista brasileiro antes de iniciar um passeio. Pelo menos é o que mostra pesquisa realizada pelo Skyscanner, em que 54% dos entrevistados afirmaram ser cautelosos aos programar uma viagem, preferindo fazer as reservas com antecedência para assegurar o voo que desejam e não correr o risco de ter que pagar mais.

No levantamento, foram identificados cinco tipos diferentes de viajantes: os cautelosos, os competitivos, os ousados, os eficientes e os espontâneos. Realizada pela empresa One Poll, a pesquisa, que teve como base mil brasileiros, aponta também que 18% dos viajantes são do tipo competitivos e estão sempre em busca de bons preços, mas continuam checando ofertas diariamente mesmo depois de terem comprado suas passagens para terem certeza de que fizeram o melhor negócio.

"Para os viajantes mais competitivos a busca pelo melhor preço é quase um jogo em si. Já para os mais espontâneos, a promoção ideal serve de inspiração para a definição do destino. O nosso conselho é não comprar as passagens imediatamente, mas criar alertas de preços e ficar atento para evitar comprar as passagens no momento de pico de valores”, explica Tahiana Rodrigues, gerente de comunicação do Skyscanner para o Brasil.

Outros detalhes

Os viajantes espontâneos, 8% dos entrevistados, não se preocupam muito sobre o melhor momento para comprar suas passagens ou até sobre a escolha do destino. Muitas vezes, ele definem o destino da próxima viagem quando encontram uma promoção que julgam imperdível.

Os tipos ousados e eficientes somam juntos 20%, sendo 10% para cada perfil. O ousado está sempre em busca do melhor preço e costuma deixar para o último minuto a compra da passagem, na esperança da melhor oferta. O eficiente, por sua vez, é o tipo de viajante que não tem tempo a perder e, por isso, garante já sua passagem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave