Vários motivos para explorar a ‘nova’ Tailândia

Lugares de descanso e compras, comidas exóticas e comemorações durante todo o ano são particularidades do país

iG Minas Gerais | Mariana Filgueiras |

Equilíbrio. Monges atravessam uma ponte nos arredores de Bangcoc
Amazing Thailand/divulgação
Equilíbrio. Monges atravessam uma ponte nos arredores de Bangcoc

É uma contradição interessante: depois do tsunami que arrasou boa parte do litoral da Tailândia há dez anos, a natureza renasceu ainda mais deslumbrante. A região sul foi a mais afetada. Há praias lindas no sul da Tailândia. Os pontos de partida podem ser as cidades de Krabi ou Phuket – esta, a região mais cheias de turistas; se a ideia for buscar paz, melhor fugir de lá. A mais famosa ilha é a de Koh Phi Phi, cenário do filme “A praia” (2000), dirigido por Danny Boyle e estrelado por Leonardo DiCaprio.

Sabores exóticos

Num país que come insetos e flores, que tempera tudo com coco, açúcar mascavo, capim-limão, coentro e amendoim, a experiência gastronômica é naturalmente interessante. O tailandês tem o hábito de comer nas ruas, principalmente o pad thai, que é o arroz com feijão local. Apenas o jantar é sempre feito em casa. Por isso, milhares de barraquinhas exalam perfume por toda a parte, e os pratos são sempre acompanhados pelo inconfundível arroz jasmim. Os molhos são fortes, encorpados, coloridos, e levam toda sorte de pimentas e preparados com frutos do mar.

Paz inevitável

Por toda parte é preciso tirar os sapatos para entrar, cobrir o corpo, fazer saudações de reverência. Pausar um pouco e prestar atenção a esses detalhes é, também, uma viagem interior. Os preceitos budistas se refletem no trânsito – apesar dos imensos engarrafamentos em Bangcoc, por exemplo, não se ouve o barulho das buzinas. A paz é reiterada na grande quantidade de monges que circulam por toda cidade e de templos espalhados pelo país. São quase 30 mil deles, das mais variadas formas e inspirações (um deles é feito com 1 milhão de garrafas de cerveja). 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave