Pérola negra

Convocamos um time de peso para dar dicas preciosas de beleza para quem tem a pele escura

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Rihanna, sempre ousada também no make, investiu em um batom escuro, no tom marsala, e uma pele bem iluminada
Jason Merritt/AFa
Rihanna, sempre ousada também no make, investiu em um batom escuro, no tom marsala, e uma pele bem iluminada

Quem vê Lupita Nyong'o no red carpet, com aquela pele de dar inveja a qualquer uma, não imagina o ritual por que ela passa para chegar até ali. Há uma enorme quantidade de mitos e verdades que rodeiam a beleza quando o assunto é pele negra. Para ter aquela aparência linda e radiante, é preciso saber os cuidados de que ela necessita. E também se conhecer, afinal, já está mais do que na hora de incorporar ao seu manual diário as sombras e batons coloridos, ainda mais agora que é verão.quem convive diariamente com a pele negra para dar conselhos preciosíssimos pra você carregar na sua nécessaire. W As dúvidas não são poucas, e é por isso que buscamos dicas com

Todo cuidado é pouco

O primeiro deles é saber da importância a proteção. De acordo com Nathália Batista, dermatologista do Spa Bella Donna, esse tipo de pele tem mais tendência a manchar do que a clara, por isso é preciso redobrar o cuidado com o sol – dá-lhe protetor solar! – e com tratamentos estéticos, como o peeling. “A negra precisa de cuidado redobrado, pois tende a ter uma pele mais oleosa, então vale usar um sabonete específico e protetor solar acima de 30 FPS, pelo menos três vezes ao dia”, aconselha.

A rotina da proteção solar também é um cuidado para manter a linda pele da modelo (e a nossa capa nesta edição) Natiele Alves. “Na hora de me maquiar, primeiramente não abro mão do filtro solar porque a pele negra também precisa de proteção. Uso também hidratantes e óleos corporais que dão brilho a minha pele”, conta o segredo.

Pode ou não pode?

Depois de deixar claro sobre a importância dos cuidados da pele, é hora de investir no make. O medo de usar cores muitos fortes como o clássico batom vermelho não atinge a blogueira Karla Lopes. Sempre dando dicas e tutoriais possíveis e bem coloridos em seu blog, o Hey Cute, Karla nunca completa um make sem um batom de cor vibrante, como o clássico vermelho. “No meu blog, sempre bato na tecla de que você deve usar o que te deixa feliz independentemente do seu tom de pele. Claro, existem cores que realçam os tons de pele escuros, claros, médios, mas você pode usar o que quiser, deixando essas regrinhas de lado. O importante é se sentir bem em frente ao espelho”, acredita.

Já Natiele prefere ficar na sobriedade. “Eu particularmente não gosto muito de sombras coloridas, prefiro as mais básicas como preta e prata, e o batom gosto muito de usar cor vinho”, relata.

Para quem não abre mão do blush, a maquiadora Thaís Azze aconselha investir no tom de vinho para as negras. “Cores como berinjela ou avermelhados também ajudam a iluminar o look e ficam lindas em peles escuras. Para finalizar, o tom de dourado cai superbem. Pode ser utilizado abaixo das sobrancelhas para realçar o olhar e destacar a cor da sombra”, explica.

Tanto Karla quanto Natiele ainda encontram muita dificuldade para abastecer a nécessaire com produtos específicos para a pele escura. Uma das reclamações constantes é relacionada a base e corretivos. “Atualmente, muitas marcas estão investindo em produtos específicos para pele negra, estão aumentando a gama de cores. É um absurdo que num país diversificado como o nosso tenha marcas que só trabalhem com três ou quatro tons de base, né?”, acredita Karla.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave