Mais da metade dos brasileiros sofre com a balança

Apesar dos índices de obesidade, a pesquisa apontou aumento na quantidade de praticantes de atividade física e de consumidores de frutas e hortaliças

iG Minas Gerais | Da redação |

Os dados mais recentes sobre a obesidade no Brasil foram divulgados no primeiro semestre do ano passado. Segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, no ano de 2013 o país manteve o índice da população acima do peso se comparado ao ano anterior. O estudo indica que 50,8% dos brasileiros estavam acima do peso ideal, e destes, 17,5% são obesos.  

De acordo com o levantamento, os homens têm mais excesso de peso do que as mulheres – 54,7% contra 47,4%. Segundo os dados, quanto maior a escolaridade, menor a taxa de obesidade e excesso de peso, indicadores de que o sobrepeso não é uma situação imutável e pode ser modificado com mudanças de comportamento por meio da informação.

Apesar dos índices de obesidade, a pesquisa apontou aumento na quantidade de praticantes de atividade física e de consumidores de frutas e hortaliças. De acordo com o Ministério da Saúde, a frequência de atividade física em tempo livre aumentou de 30,3% para 33,8% nos últimos anos.

Além disso, 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres comem cinco porções por dia de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar do aumento do consumo de alimento saudáveis, o indicador mostrou que 16,5% dos brasileiros substituem diariamente o almoço ou jantar por lanches.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave