Quase Ex-Gordinhos reúne parceiros para perder peso

Participantes trocam dicas de exercícios e de alimentação

iG Minas Gerais | Bernardo Almeida |

Emagrecer em conjunto. Amigos e desconhecidos utilizam o grupo criado no Facebook como motivação para perder peso e trocar experiências
Arquivo pessoal
Emagrecer em conjunto. Amigos e desconhecidos utilizam o grupo criado no Facebook como motivação para perder peso e trocar experiências

Danielle Mourão, 31, não conseguia recuperar o peso que tinha antes da gravidez. Desde o nascimento da filha, em 2000, ela tentou inúmeras dietas, consultas com nutricionistas e remédios para emagrecer, mas a arte-finalista de Sete Lagoas, na região Central do Estado, não escapava dos 109 kg que a atormentavam.  

Pelo menos, até agosto do ano passado. Foi quando Danielle tomou uma iniciativa que iria ajudar não só a ela, como vários amigos e mesmo outros setelagoanos desconhecidos, que compartilhavam a vontade de perder peso. Ela criou um grupo pelo Facebook, o Quase Ex-Gordinhos (o nome da página é Qse Ex-Gordinhas).

Com o objetivo de se motivarem, os participantes trocam experiências sobre tentações alimentares vencidas, os exercícios físicos praticados e os elogios recebidos ao longo do tempo. “Tudo que nós fazemos é de forma muito natural, sem exageros, e toda semana nos encontramos para fazermos a pesagem”, conta Danielle, que já perdeu 22 kg desde o início do projeto.

No começo, elas também praticavam as atividades físicas em conjunto mas, em função da falta de um horário que comportasse todos, o encontro só ocorre para avaliar quantos quilos cada membro perdeu em relação à semana anterior.

“Cada um é responsável pela própria dieta e pelas próprias atividades. Eu, por exemplo, pratico zumba. Mas, algumas vezes, as pessoas combinam de correr, caminhar ou fazer outro exercício juntos”, explica.

Hoje, já são mais de 50 integrantes, divididos em três grupos, de acordo com o estágio de emagrecimento em que cada turma se encontra. Cada subgrupo define o próprio horário de pesagem.

Entre todos os integrantes do Quase Ex-Gordinhos, há somente um homem. O professor Abel Araújo Júnior, 32, é amigo de Danielle Mourão e gostou da ideia. Posteriormente, sua esposa, a cabeleireira Lara Gabriela, 27, também se juntou ao grupo. Abel já perdeu 10 kg dos 94 kg que pesava.

“Eu faço algumas caminhadas, mas o que me ajudou mesmo foi ter fechado mais a boca. Não cortei nenhum tipo de alimento, só reduzi as porções e passei a optar por sucos naturais em vez de refrigerante ou suco de caixinha”, diz ele.

Abel não se incomoda com o fato de ser o único homem. “Vários homens se inscreveram, mas não participaram, com vergonha, o que eu não acho que deveria impedi-los. O importante é se sentir bem, com a autoestima elevada”, aconselha.

Metas precisam ser individuais Para a nutricionista clínica e esportiva Carmen Zita, o princípio da iniciativa é louvável e, de fato, o trabalho em conjunto é um facilitador para quem quer perder peso. No entanto, ela faz ressalvas quanto às práticas do grupo Quase Ex-Gordinhos. “Cada um tem que definir a própria meta, e a avaliação deve ser feita em cima desse objetivo”. Ainda segundo Zita, é preciso ter cuidados para evitar que o peso perdido seja uma ilusão. “O máximo que uma pessoa deve perder é de 4 kg a 5 kg por mês e, mesmo assim, nos primeiros meses da dieta. Outro ponto é que nenhum grupo alimentar pode ser eliminado”, aponta. (BA)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave