PBH escolhe empresa que revisará projetos de obras

Concorrência foi iniciada três meses após queda de viaduto na capital

iG Minas Gerais | Luiza Muzzi |

Queda de viaduto poderia ter sido evitada, segundo especialistas
LEO FONTES / O TEMPO
Queda de viaduto poderia ter sido evitada, segundo especialistas

Foi divulgado nesta sexta, no “Diário Oficial do Município” (DOM), o nome da empresa vencedora da licitação para contratar uma consultoria que fará a revisão de projetos antes da execução de obras de infraestrutura em Belo Horizonte.

A licitação foi aberta em outubro do ano passado, três meses após a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, na avenida Pedro I, em Venda Nova, que deixou duas pessoas mortas e 23 feridas. Segundo especialistas, o colapso da estrutura poderia ter sido evitado caso uma inspeção no projeto tivesse sido feita, possibilitando a descoberta antecipada do erro de cálculo.

Única participante da concorrência, a empresa Ceprol Consultoria e Engenharia de Projetos Ltda será a responsável pela avaliação da conformidade de novos projetos estruturais de infraestruturas que vierem a ser construídos na capital, como pontes, canais e viadutos.

Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o processo licitatório está em andamento e, após a homologação publicada nesta sexta, a empresa deve apresentar documentações antes da assinatura e da publicação do contrato – previstas para ocorrerem em até 60 dias.

O contrato, que vai demandar um investimento que pode chegar a quase R$ 2 milhões, terá vigência de dois anos, contados a partir da emissão da primeira ordem de serviços. De acordo com a Sudecap, o edital não especifica quais projetos serão analisados, o que “dependerá da necessidade do município”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave