Nova Berlim

iG Minas Gerais |

É uma das entradas mais inusitadas de um restaurante no mundo: saia da Unter den Linden, entre na Friedrichstraße, vire a primeira à direita, entre num beco ao lado do hotel Westin Grand, caminhe em meio a grandes latas de lixo, vire à esquerda no beco, suba uma escada e toque a campainha. Lá está o Cookies Cream (cookiescream.com), um dos melhores restaurantes de cozinha vegetariana da cidade. O ambiente é cool sem ser caricato, a comida é maravilhosa e ninguém vai sentir falta de carne.

A onda da cozinha bio e vegana está forte em Berlim, e não está associada a pessoas franzinas ou alternativas. Aqui, já é o establishment, misturado ao clima heterogêneo e complexo da cidade, única, que tem atmosfera de juventude dentro de uma Europa velha.

]Vestígios O muro caiu há 25 anos, mas as divisões entre os estilos de vida comunista e capitalista ainda são visíveis na arquitetura, no planejamento urbano e na gastronomia. A avenida Karl Marx Alle, em seus cerca de 2 km, é um exemplo de uma viagem no tempo, com uma sucessão de prédios idênticos feitos para os trabalhadores (seus residentes eram parte da elite da antiga RDA), o famoso cinema Kino International, o café MosKau e a imponente praça Straussberger, com prédios altos no estilo soviético.

O café Sybille é a melhor opção para uma parada na avenida. A experiência é única, sente-se no ar o clima da Berlim Oriental. No antigo setor soviético, a Friedrischstrasse, Kreuzberg e todo o Mitte são as áreas de efervescência na cidade, com o comércio de rua que mistura marcas de poder internacional com as locais, descoladas, e que une cafés, restaurantes e padarias de estilos únicos.

O Pauly Saal tem uma comida de primeira, servida como menu-degustação, num ambiente refinado, com serviço perfeito. Funciona em Orangeburg, numa antiga escola de meninas judias, onde também está a Mogg & Melze, uma das melhores delicatessen da cidade.

O Weingrun mostra que o conceito de rotisserie pode ser trazer uma excelente experiência gastronômica, se o espeto onde roda o frango, o pato e a carne de porco estiver dentro de um projeto arrojado e moderno. O entrecôte é espetacularmente macio, e a costela suína é assada como se deve, até desmanchar na boca.

O Zeit für Brot, no Mitte, é uma padaria imperdível para um café com seus pães e seus célebres rolls, como o de maçã e o de canela (que fez a fama da casa).

O Markthalle Neun é programa obrigatório às quintas-feiras, com sua street food, e a seção gourmet da loja de departamentos KaDeWe (já no esplendor capitalista que era o setor ocidental) consegue superar em qualidade, sabores e diversidade até mesmo o Harold’s de Londres.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave