Mitt Romney diz que pode se candidatar à Casa Branca em 2016

Informação foi confirmada ao "Washington Post" por Spencer Zwick, diretor nacional de finanças da campanha de 2012, que participou do encontro

iG Minas Gerais | Folhapress |

Mitt Romney diz que pode se candidatar à Casa Branca em 2016
Reprodução / Instagram
Mitt Romney diz que pode se candidatar à Casa Branca em 2016

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2012, Mitt Romney, afirmou nesta sexta-feira (9) que pode concorrer novamente em 2016.

"Todos aqui podem dizer aos seus amigos que eu estou considerando uma candidatura", disse em um evento privado com cerca de 30 doadores de sua campanha na última eleição, em Nova York, segundo uma pessoa ouvida pelo site "Politico".

A informação foi confirmada ao "Washington Post" por Spencer Zwick, diretor nacional de finanças da campanha de 2012, que participou do encontro.

"Eu acredito que Mitt Romney é patriota demais para ficar sentado e entregar a Presidência para [a ex-secretária de Estado] Hillary Clinton ou [a senadora] Elizabeth Warren quando ele sabe que pode consertar o país", disse Zwick em referência às possíveis candidatas do Partido Democrata.

A sinalização de Romney de que pode entrar na corrida pela nomeação republicana é oportuna.

O ex-governador da Flórida e irmão do ex-presidente George W. Bush, Jeb Bush, anunciou no fim de 2014 que iria "explorar ativamente a possibilidade de concorrer", tornando-se o primeiro republicano de peso a anunciar formalmente sua disposição de entrar na corrida eleitoral.

Jeb Bush também criou nesta semana o Comitê de Ação Política (PAC, na sigla em inglês) "Right to Rise" para, na prática, começar a arrecadar recursos de campanha e avaliar a receptividade gerada pela possível candidatura.

A divulgação de Jeb Bush pressionou outros republicanos interessados em concorrer a antecipar suas intenções, já que eles vão disputar doadores para o financiamento de suas campanhas.

Outros possíveis candidatos da ala mais moderada do partido incluem os governadores de Nova Jersey, Chris Christie, e do Texas, Rick Perry, além do senador pela Flórida Marco Rubio.

"Romney não vai tomar uma decisão baseada em quem mais vai concorrer. Ele vai decidir baseado em seus próprios desejos e habilidades", afirmou Zwick.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave