Designer espanhol projeta avião do futuro

Por enquanto, o Airbus A380 é o maior avião de passageiros que já voou pelos nossos céus, com dois andares e capacidade para até 850 passageiros

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Avião do futuro é projetado por designer espanhol
Divulgação/Oscar Vinals
Avião do futuro é projetado por designer espanhol

Já imaginou como seria um avião futurista? O designer espanhol Oscar Vinals não só pensou como já está projetando o AWWA Sky Whale. Com três andares para passageiros, a aeronave parece mais o cruzamento de uma baleia com uma espaçonave de ficção científica.

O projeto usa tecnologias avançadas, como janelas que se consertam sozinhas, motores giratórios que permitem uma decolagem quase vertical e uma propulsão híbrida.

O designer explica que os motores e as baterias são alimentados por uma turbina dentro das asas, como um dínamo potente e de alta velocidade.

Vinals diz ainda que viajar no Sky Whale poderia ser como viajar em sua própria poltrona de cinema, curtindo o que está acontecendo à sua volta; com algum ruído de motor ao fundo, mas com uma grande sensação de segurança dentro de uma estrutura ampla e inteligente.

Para se tornar real, o projeto também precisaria de um sistema para redirecionar o fluxo de ar para motores e para controlar o fluxo laminar. Ou seja, para reduzir a turbulência em torno do avião e diminuir o arrasto.

Formato ideal - Mark Drela, professor do departamento de aeronáutica do MIT diz que em um avião, peso é tudo. "Os aviões têm a cara que têm não por causa de uma decisão estética, mas essencialmente por motivos técnicos. A forma segue a função", explica.

Drela ressalta que para um fabricante vender um novo modelo de avião, é preciso demonstrar que ele é seguro. As regulamentações de segurança evoluíram ao longo de um século de voos tripulados, mas com um desenho radical seria muito mais difícil demonstrar isso.

Mas, para Vinals, Albert Einstein pode ter a última palavra no assunto: "A sua imaginação é o trailer das próximas atrações da vida".

Realidade - O Avistar um Airbus A380 ainda é uma experiência bastante emocionante. O gigantesco avião de dois andares pode acomodar entre 500 e 850 pessoas e é o maior avião de passageiros que já voou pelos nossos céus.

Leia tudo sobre: aviãofuturoAWWA Sky WhaleespanholOscar Vinals