Com instabilidade política, Ouro Preto muda secretariado

José Leandro Filho retorna ao cargo e muda primeiro escalão

iG Minas Gerais | Isabella Lacerda |


José Leandro voltou ao cargo por liminar e trocou primeiro escalão
Fernando_Helbert
José Leandro voltou ao cargo por liminar e trocou primeiro escalão

Depois de sofrer mudanças em sua administração por três vezes em apenas um mês, a histórica cidade de Ouro Preto, na região Central, também tem agora um novo quadro de secretários municipais. O prefeito José Leandro Filho (PSDB), que comanda o Executivo municipal após conseguir liminar na Justiça, decidiu fazer uma reforma administrativa geral na prefeitura e desde sexta-feira já publicou mais de 30 portarias alterando todo o quadro do primeiro escalão e cargos de confiança nomeados por ele há dois anos.

Segundo o tucano, as alterações buscam “aperfeiçoar o funcionamento da máquina pública” e reduzir os gastos da prefeitura. “As mudanças foram pensadas na intenção de cumprir a segunda etapa do mandato com uma equipe mais consistente”, justifica José Leandro Filho por meio de nota.

De acordo com lideranças políticas e moradores de Ouro Preto, porém, por trás das trocas também existe uma tentativa de colocar fim à instabilidade política no município, fato que desde a eleição de 2012 se tornou uma marca da cidade. Nas últimas eleições municipais, o prefeito teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral, processo que o afastou do comando do Executivo em novembro do ano passado. Na ocasião, o prefeito interino Leonardo Barbosa (PSDB) também alterou parte do então secretariado que, agora, foi novamente nomeado por José Leandro.

“Ele está tentando recuperar seu governo. Ouro Preto está vivendo a mesma instabilidade que Mariana no passado, quando a briga de liminares trocava frequentemente o comando”, disse um morador.

Outra intenção seria a de agradar a parte da Câmara Municipal. Um grupo de vereadores já estaria articulando um bloco para apoiar a reeleição do tucano em 2016. Os parlamentares não falam abertamente do assunto, mas evitam críticas diretas ao prefeito. “Ele é experiente e quer fazer melhorias na cidade pensando nas próximas eleições”, afirmou um vereador.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave