Série em tributo ao Marechal Rondon

“Rondon – O Grande Chefe” narra a vida e a obra do sertanista brasileiro

iG Minas Gerais | da redação |

Rui Ricardo Diaz protagoniza a nova produção do Canal Brasil
CANAL BRASIL/DIVULGAÇÃO
Rui Ricardo Diaz protagoniza a nova produção do Canal Brasil

No dia 5 de maio de 2015, o sertanista e militar brasileiro marechal Cândido Mariano da Silva Rondon completaria 150 anos. Para celebrar a efeméride, o Canal Brasil estreia, na próxima segunda-feira (12), às 20h30, a série “Rondon – O Grande Chefe”, que narra fatos e episódios da vida e da obra deste personagem da história brasileira.

Em cinco capítulos, a produção será exibida sempre às segundas-feiras, às 20h30. Estruturada em um formato que mistura documentário com ficção, “Rondon – O Grande Chefe” é assinada por Marcelo Santiago. Protagonista de “Lula – O Filho do Brasil”, o ator Rui Ricardo Diaz interpreta Marechal Rondon.

Nascido no Mato Grosso, Cândido Rondon percorreu muitas terras e fez contato com diversos grupos indígenas, ao desbravar o oeste do país. Sob o lema “morrer, se preciso for; matar, nunca”, o líder foi grande idealista e responsável por uma convivência pacífica entre nativos e brancos no Brasil. À frente da expansão das linhas telegráficas na chamada Comissão Rondon, o que permitiu que algumas regiões do país saíssem de um total isolamento, Rondon foi nomeado presidente de um serviço de proteção aos índios. No ano de 1957, teve reconhecimento por sua atuação e foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

A atração, produzida por Luiz Carlos Barreto e Rodrigo Piovezan, conta também com depoimentos de historiadores, pesquisadores e parentes do próprio retratado.

As cenas de ficção se misturam a trechos documentais mostrando também a mudança de algumas paisagens ao longo dos anos. Além de narrar a trajetória de Rondon, o projeto ainda difunde as conquistas e valores do Centro-Oeste, com imagens de lugares como Mimoso, no Mato Grosso, onde se encontra o Memorial Rondon.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave