Sucos completos

Para quem anda inapetente por causa do calor, uma bebida gelada pode descer melhor do que a refeição

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

A nutricionista Pâmela Sarkis
Mariela Guimarães
A nutricionista Pâmela Sarkis

Depois do período de festas regadas à comilança desenfreada, para muitas pessoas janeiro começa bem devagar à mesa. Não à toa: o conjunto de quilos a mais, sensação de inchaço e as altas temperaturas, implacáveis nesta época, minam o apetite por uma refeição, ainda que ela seja leve. Pular as refeições também não dá: além de fazer mal à saúde, é preciso energia para curtir o verão.

Para ajudar na tarefa, a pedido do Gastrô,  a nutricionista Pâmela Sarkis elaborou um cardápio com sete opções de sucos nutricionalmente completos para substituir uma refeição. Afinal, quem resiste a um suco bem geladinho quando o calor não dá uma trégua?

Os sucos criados contêm macro e micronutrientes e fibras. “Como macro, temos os carboidratos, lipídeos e proteínas. Como micro, temos as vitaminas e os minerais”, explica a profissional. “Pensei em cada um deles como uma refeição leve, de 300 a 400 calorias. Eles saciam, mas não pesam”, completa.

As bebidas podem ser consumidas no almoço ou no jantar, mas vale uma ressalva: “Quando for fazer a troca do almoço ou do jantar pelo suco, é importante se alimentar bem na outra refeição, para compensar. Minha sugestão é que esse tipo de troca não seja feita todos os dias”, salienta.

Entre as opções, ela buscou texturas diferentes, com sucos, frozen smoothie e milk shake. “Quis dar uma variada, assim podemos agradar vários paladares. Sugiro, por exemplo, o milk shake para o fim de semana, quando bate a vontade de tomar sorvete – ainda mais com o calor que tem feito”, diz.

Segundo ela, quem gosta de dar toques pessoais às receitas, trocando ingredientes, tem de ficar atento – não basta trocar um elemento por outro, mas sim pensar nas funções que cada matéria-prima desempenha no suco. “Não dá, por exemplo, para trocar o leite por suco de laranja, porque você estaria substituindo a proteína por carboidrato, desequilibrando o resultado e consumindo o dobro de açúcares”, diz ela.

Ainda assim, caso queira mudar algum detalhe nas propostas da profissional, Pâmela sugere pensar em grupos alimentares. “É possível trocar uma castanha por outra, uma farinha por outra e assim por diante”, afirma.

A nutricionista ficou tão satisfeita com o cardápio criado especialmente para o Gastrô que decidiu implantá-lo na Saluteria, sua loja de produtos saudáveis. A partir da próxima segunda-feira (12), eles estarão à venda na loja.

Serviço. Saluteria – rua Felipe dos Santos, 488, Lourdes. (31) 3275-1133

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave