Chuva fecha terminal de ônibus e prejudica trens em SP

Temporais aconteceram após uma tarde de calor e temperaturas elevadas; sexta (9) e o sábado (10) serão ensolarados e com termômetros em alta

iG Minas Gerais | Folhapress |

 A chuva voltou a provocar estragos na capital paulista na noite desta quinta-feira (8). O temporal, que ainda colocava toda a cidade em atenção por volta das 19h10, fechou o terminal Bandeira, interrompeu as operações no aeroporto de Congonhas e prejudicou a circulação de trens na linha 11-coral da CPTM.

O terminal Bandeira fechou por volta das 18h40 por conta de alagamento. Segundo a SPTrans, os ônibus ainda não conseguiam entrar no local às 19h10 e, por isso, estavam usando como ponto final a rua Santo Antonio, que fica ao lado.

O aeroporto de Congonhas (zona sul) chegou a fechar entre as 18h33 e às 18h55 por conta do temporal. Não foi informado, no entanto, se algum voo precisou alternar por conta disso. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), não teve registro de problemas e operava normalmente por volta das 19h10.

Já na linha 11-coral da CPTM, um raio caiu na rede aérea de energia, interrompendo as operações em uma das vias entre as estações Ipiranga e Tamanduateí. Com isso, os trens tinham que alternar a passagem pelo local, por volta das 19h10, o que fazia com que toda a linha operasse com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

Os temporais aconteceram após uma tarde de calor e temperaturas elevadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas chegaram a 32,3°C no mirante de Santana (zona norte).Apesar dos dados oficiais serem do instituto, o CGE, da prefeitura, chegou a registrar 35,9°C no Tremembé (zona norte), 34,8°C no Butantã (zona oeste) e Itaquera (33,7°).

O calor, associado a grande concentração de umidade do ar provocaram pancadas de chuva em diversos pontos da capital paulista, com mais intensidade nos bairros de Itaquera e São Mateus (zona leste), Brás (centro), além de Vila Maria e Vila Guilherme (zona norte).

Apesar da chuva forte, não havia reflexo nos aeroportos e nas linhas de trem da cidade, por volta das 18h30. Houve, no entanto, registro de granizo na região central.

A sexta (9) e o sábado (10) serão ensolarados e com temperaturas bastante elevadas. No final das tardes e no início das noites, o forte aquecimento combinado ao aumento da umidade do ar devido à entrada do vento marítimo, facilita a formação de nuvens carregadas que causam chuva na forma de pancadas. Temperaturas podem chegar aos 35ºC.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave