Comércio tem pior crescimento dos últimos 11 anos

Material de construção e automóveis têm maiores quedas

iG Minas Gerais |

Primeira. 
Luciana Santos está desde domingo esperando a liquidação do Magazine Luiza, em Franca
IGOR DO VALE
Primeira. Luciana Santos está desde domingo esperando a liquidação do Magazine Luiza, em Franca

São Paulo. A inflação alta, a elevação das taxas de juros e a baixa confiança dos consumidores fizeram com que a atividade varejista no Brasil registrasse em 2014 o menor crescimento em 11 anos. O comércio brasileiro cresceu 3,7% em 2014, pior desempenho em 11 anos, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta quarta. O resultado acentua a trajetória de desaceleração do segmento que vem sendo registrada desde 2011.  

O destaque foi a queda de 6,5% do volume de vendas no segmento de materiais de construção. Foi o primeiro ano negativo para o setor desde 2009, quando houve retração de 13,7%. O resultado de 2014 também foi impactado pelos números fracos do setor de automóveis, que cresceu só 0,4%, uma forte desaceleração frente à alta de 3,8% registrada em 2013. É o pior desempenho desde 2003, quando o segmento encolheu 4,3%.

Enquanto isso, o segmento de supermercados e hipermercados também desacelerou, mas se manteve acima da média. Cresceu 3,9% em 2014, contra 6,4% registrados em 2013. O outro destaque positivo foi a alta no segmento de vestuário e calçados.

Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, essa é uma tendência que tem sido observada no varejo brasileiro, em que setores que dependem muito do crédito sofrem mais. “Setores que dependem mais da renda e do emprego, como supermercados e vestuário, têm tido uma performance melhor. São segmentos em que o crédito não é tão importante, diferente dos de veículos e material de construção, por exemplo”.

2015

Ainda fraco. Para 2015, a Serasa prevê um crescimento próximo ao do ano passado, dificilmente superando a marca de 5%. O indicador considera o volume de consultas à base de dados da Serasa.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave