Bloqueio ao Porto de Itajaí chega ao fim

Transatlântico turístico com 2,4 mil pessoas ficou preso na cidade

iG Minas Gerais | da redação |

O bloqueio do Rio Itajaí-Açu chegou ao fim, às 15h30 desta terça-feira (6), anunciado pelo Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi). A paralisação que teve início na segunda-feira (5), às 9h, durou aproximadamente 30h e chegou a reunir cerca de 250 embarcações.

Os manifestantes pediam a revogação da portaria 445 de 17 de dezembro de 2014 do Governo Federal que limitaria a pesca de animais ameaçados de extinção pelos pescadores regionais. Segundo eles, essa decisão prejudicaria a atividade pesqueira em Santa Catarina e cerca de 60 mil empregados que dependem da atividade

O governo agendou, através de um documento assinado pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, uma reunião na próxima quinta-feira (8), em Brasília, com os ministérios do Meio Ambiente e da Pesca. Segundo Barbalho, os ministérios irão receber cinco representantes dos pescadores para discutir a portaria.

Devido ao bloqueio, um transatlântico da Pullmantur, com 2,4 mil pessoas, sendo 1,8 mil turistas, não conseguiu seguir viagem e se permaneceu mais de 24h atracado no píer de Itajaí. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave