Moradores reclamam de coleta de lixo no Cidade Industrial, em Contagem

Segundo uma das denunciantes, lixo é recolhido apenas uma vez por semana; prefeitura nega e diz que coleta acontece três vezes por semana

iG Minas Gerais | GUSTAVO LAMEIRA |

Prefeitura afirma que coleta é realizada três vezes por semana
JULIANO / WEBREÓRTER
Prefeitura afirma que coleta é realizada três vezes por semana

Moradores de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, reclamam da coleta de lixo, feita de forma irregular. Animais peçonhentos e mau cheiro são problemas constantes em becos e vielas da Vila Frigodiniz, no bairro Cidade Industrial, há pelo menos quatro anos.

Conforme a denúncia, por serem estreitas, o caminhão do lixo não percorre todas as vias do local, por onde passa, no máximo, uma vez por semana. "O problema começou na administração anterior, quando as caçambas foram retiradas daqui", contou a moradora que não quis ser identificada.

"O problema com as caçambas era o acúmulo excessivo de lixo, ratos, baratas, sujeira em geral e um cheiro insuportável. Mas aí, quando substituíram as caçambas por lixeiras, a situação ficou pior".

Segundo a moradora, essas lixeiras não suportariam o lixo de uma residência levando em conta a quantidade de vezes em que o lixo é recolhido, muito menos sendo para o uso coletivo dos moradores.

O problema estaria concentrado na avenida Tom Jobim, esquina com rua Dois; na rua Osório de Morais, próximo à Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, e também na avenida General David Sarnoff.

"Sem falar que os lixeiros levam apenas o que está por cima, e dentro das sacolas. Eles passam sempre correndo e, com isso, o lixo revirado por catadores, pelas crianças e cachorros fica espalho pela rua", reclamou a moradora.

Por meio de nota, a Prefeitura de Contagem informou que, ao contrário do que foi informado pela moradora, a coleta de lixo  acontece regularmente  nos locais citados três vezes por semana, sempre nas terças, quintas e sábados e quando há necessidade em mais dias.

Além disso, segundo a prefeitura, além da coleta, dois agentes comunitários de limpeza trabalham no local fazendo a limpeza dos becos e ajudando na conservação.

Confira a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Contagem informa que realiza a coleta de lixo regular nos locais citados três vezes por semana, sempre nas terças, quintas e sábados e quando há necessidade em mais dias. Neste final de ano, houve um aumento considerável no descarte de lixo nestes locais e a limpeza terá que ser feita de forma mecanizada, o que está previsto para esta sexta-feira (9).

Além da coleta regular na Vila Frigodiniz, dois agentes comunitários de limpeza trabalham no local fazendo a limpeza dos becos e ajudando na conservação. Os locais citados já foram identificados com placas de proibido jogar lixo, porém a maioria das pessoas desrespeita os dias de coleta, colocando o lixo nos dias que o caminhão não passa e em locais onde não existem lixeiras.

A Câmara Municipal, no final do ano, aprovou uma nova lei municipal que prevê maior fiscalização para coibir o descarte irregular de lixo nesses locais".

Leia tudo sobre: LIXOCIDADE INDUSTRIALCOLETATOM JOBIM