Oficinas lúdicas de poesia na Casa Fiat

Programa educativo de férias traz atividades com palavras e formas gráficas para adultos e crianças

iG Minas Gerais | Luciana Romagnolli |

Arte. Aulas ensinam técnica de encadernação e catalogação de arquivo pessoal e estimulam criatividade
STUDIO CERRI/ DIVULGAÇÃO
Arte. Aulas ensinam técnica de encadernação e catalogação de arquivo pessoal e estimulam criatividade

Em sintonia com a exposição “QuasePoema – Cartas e Outras Escrituras Drummondianas”, que revela a correspondência entre o poeta Carlos Drummond de Andrade e a mãe, em cartaz até 18 de janeiro, a Casa Fiat de Cultura realiza oficinas gratuitas, convidando os participantes a brincarem com a palavra poética, sentidos e formas gráficas.

Começa hoje, às 15h, a oficina Objeto Palavra, aberta a todas as idades (menores de 10 anos devem ser acompanhados por responsáveis). Os oficineiros vão escolher palavras e objetos para impregnar de sentidos.

“Como a exposição pensa a escrita como forma de comunicação e resgata vivências afetivas, as oficinas trabalham o documento e o contato como afeto. A proposta é provocar uma interação que envolva o visitante como sujeito e que ele traga questões biográficas dele”, diz a arte-educadora Ana Martha Moreira.

No próximo dia 13, entra em curso a oficina Poesia Sanfonada, às 15h, unindo a técnica de encadernação à criação de textos poéticos em formatos como acróstico, poesia visual e haikai. A intenção é valorizar a escrita à mão, “com a falha da letra e tudo”, diz a arte-educadora. “A gente nota na exposição que a própria escritura de Drummond é um desenho, quase uma pintura, porque ele utiliza a caneta nanquim. Caligrafia é coisa que está se perdendo hoje”, observa Ana Martha.

Também no dia 13, às 19h, iniciam-se as aulas sobre Higienização, Catalogação e Acondicionamento de Arquivos Pessoais.

Agenda

O quê. Oficinas Objeto Palavra (de hoje a 4ª, das 15h às 18h), Poesia Sanfonada (13 a 15, das 15h às 18h) e Higienização, Catalogação e Acondicionamento de Arquivos Pessoais (13 a 16, das 19h às 21h).

Onde. Casa Fiat de Cultura (Pça. da Liberdade, 10)

Quanto. Inscrições na Casa Fiat ou pelo telefone 3289-8910.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave