Governo cubano convoca eleições municipais em abril

O sistema de Poder Popular, vigente desde 1976, estabelece eleições municipais cada dois anos e meio com participação de todos os maiores de 16 anos, inclusive membros de corpos armados

iG Minas Gerais | AFP |

O governo de Cuba convocou nesta segunda-feira eleições em 19 de abril para escolher 14.500 delegados às assembleias municipais.

"Estas eleições (...) serão celebradas no domingo, 19 de abril de 2015, e em segundo turno no dia 26 de abril nas circunscrições em que nenhum dos candidatos tenha obtido mais de 50% dos votos válidos emitidos", destacou a convocação do Conselho de Estado, órgão máximo do governo cubano, publicada no jornal oficial Granma.

O sistema de Poder Popular, vigente desde 1976, estabelece eleições municipais cada dois anos e meio com participação de todos os maiores de 16 anos, inclusive membros de corpos armados. No total, são oito milhões de eleitores de uma população de 11,1 milhões de habitantes.

Os candidatos a vereador são previamente propostos 'a mão erguida' nas assembleias dos bairros.

Em Cuba, o voto não é obrigatório, mas os simpatizantes do governo comunista votam e fazem campanha, porta a porta, para que seus vizinhos participem das eleições.

As autoridades defendem o sistema eleitoral cubano como "o mais democrático e transparente" do mundo, mas os opositores o desqualificam, afirmando que embora o governista Partido Comunista (único) não apresente candidatos, o mesmo supervisiona o processo e assegura, com sua influência e o voto de seus militantes e simpatizantes, que nenhum dissidente se candidate.

Os opositores tradicionalmente convocam o absenteísmo, o voto em branco ou escrever palavras de ordem governamentais nas cédulas para anulá-las.

Nas eleições municipais anteriores, celebradas em 2012, participaram 92% dos eleitores, segundo a Comissão Nacional Eleitoral.

As eleições para as assembleias provinciais e da Assembleia Nacional (Parlamento) são celebradas a cada cinco anos, em um processo iniciado com a candidatura de delegados municipais. As próximas devem ser realizadas em 2017.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave