Morre primeiro senador negro eleito nos EUA

Eleito em 1966 por esse estado, Brooke ocupou seu cargo durante dois mandatos, de 1967 a 1979 na câmara de Senadores do Congresso

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O primeiro político negro eleito no Senado americano, Edward Brooke, morreu no último sábado aos 95 anos, anunciou o Partido republicano em Massachusetts.

Eleito em 1966 por esse estado, Brooke ocupou seu cargo durante dois mandatos, de 1967 a 1979 na câmara de Senadores do Congresso.

O republicano foi o primeiro negro a ser eleito por sufrágio universal direto. Antes de Brooke, outros políticos negros haviam sido eleitos, mas pelas legislaturas de seus estados.

O presidente Barack Obama saudou sua "extraordinária vida a serviço do público". "Ed Brooke se manteve à frente da luta pelos direitos civis e pela justiça econômica", afirmou.

Nascido em 26 de outubro de 1919, Brooke combateu no exército americano na Segunda Guerra Mundial, estudou na universidade Howard e foi promotor de Massachusetts antes de chegar ao Senado em Washington.

Em setembro de 2002, Brooke foi diagnosticado com câncer de mama e se submeteu a uma dupla mastectomia. Pouco depois, falou publicamente da doença, que também afeta muitos homens.

AFP

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave