Gabriel Guimarães

Deputado federal (PT)

iG Minas Gerais |


Gabriel Guimarães pensa em “desinchar” a administração, se eleito
FOTO: ALEX BRANDAO / OTEMPO
Gabriel Guimarães pensa em “desinchar” a administração, se eleito

O PT sai na frente na disputa municipal após a eleição de Dilma e Pimentel?

Mais importante que pensar em eleição agora é governar Minas e o Brasil e fazer dar tudo certo. Temos que dar resultado. Temos que pensar em sintonia pelas melhores propostas para a cidade. Não penso em campanha, mas em resultado.

Quais são os desafios da cidade?

A mobilidade preocupa os belo-horizontinos, assim como a melhor interlocução com os movimentos e a ampliação das redes regionais de saúde.

Qual a principal característica de um prefeito?

Ser bom gestor e dar atenção aos anseios da população.

O que o credencia para o posto?

Ser citado é motivo de orgulho, mas, muito além disso, vou participar ativamente desse processo. Moro aqui, tenho meu filho e minha esposa aqui. Tenho Belo Horizonte como uma responsabilidade.

Assim como na maior parte do país, as contas da cidade estão em dificuldade. Por onde passa a solução dessa crise? O pacto federativo é de extrema importância. Os municípios são o que mais têm necessidade. Desinchar a máquina e melhorar aplicação dos recursos.

Qual gostaria que fosse a sua marca em um possível governo?

A preocupação com as pessoas. Elas querem se sentir representadas. Tudo na vida tem que dar resultados.

O atual prefeito é criticado por declarações polêmicas e por ser de pouco diálogo. O próximo gestor tem que ter qual perfil?

Próximo da cidade. Cada um tem seu perfil e a forma de colocar suas posições. Lacerda é analisado por seus resultados e tem seus méritos.

Trajetória Perfil: advogado, o deputado federal foi reeleito. É vice-presidente do PT-BH e filho do ex-deputado petista Virgílio Guimarães. Credenciais: ele dobrou a sua votação na última eleição. Foi o quarto petista, entre os eleitos para a Câmara, mais bem votado na cidade, com 21.814 votos. Opinião. “É natural o PT ter um nome próprio. Minas, Brasil e Belo Horizonte deixaram claras suas posições”, diz Guimarães.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave