Mercado oferece jogadores com contratos perto do fim

Entre as oportunidades locais está o meia-atacante Guilherme, do Atlético, que pode ir para o Palmeiras

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Atlético/Divulgação
undefined

A passagem para 2015 trouxe boas oportunidade de negócios ao mercado do futebol. Diversos jogadores renomados que atuam na Europa e no Brasil têm contratos com seus times encerrando nos próximos meses e já podem assinar pré-contratos com outros clubes, que não precisariam arcar com os altos valores envolvidos em transferências com compra de direitos federativos e econômicos.

De acordo com a legislação esportiva, um jogador pode assinar pré-contrato com outro clube a partir de seis meses antes do final do seu contrato.

OPORTUNIDADES LOCAIS

Ainda que não haja grandes craques dando sopa, o mercado brasileiro também oferece boas opções para clubes que estejam com carências em algumas posições.

O atacante Guilherme, 26, tem contrato com o Atlético até março deste ano. Campeão da Libertadores em 2013 e da Copa do Brasil em 2014, seu nome já foi envolvido em especulações com o Palmeiras.

Ligado há meses em fortes especulações com o São Paulo, clube com o qual já teria assinado pré-contrato, o volante Wesley, 27, tem contrato com o Palmeiras até fevereiro de 2015. O jogador e o São Paulo publicamente negam o acerto, o que tornaria o jogador disponível para assinar com qualquer outro clube.

O meia Alex, 32, do Internacional, tem contrato com o clube até 18 de julho de 2015, e daqui a 16 dias já poderá assinar pré-contrato com outros clubes. O jogador atualmente negocia a extensão de seu contrato com o clube gaúcho.

Também do Internacional, o volante argentino Bolatti, 29, que estava emprestado ao Botafogo, terá seu contrato com o Internacional se encerrando em fevereiro, e o Huracán, clube pelo qual jogou entre 2009 e 2010, já manifestou interesse em assinar contrato com o jogador.

No Grêmio, o contrato do zagueiro Saimon, 23, se encerrará neste mês de janeiro, e o clube já afirmou que não tentará renovar com o atleta.

MERCADO INTERNACIONAL

O lateral Daniel Alves, do Barcelona, o volante Khedira, do Real Madrid, o atacante Drogba, do Chelsea, e o volante Gerrard, do Liverpool, são alguns jogadores cujos contratos com suas atuais agremiações encerrarão em breve e que hoje já podem assinar pré-contratos com quaisquer clubes.

No caso do lateral que foi titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo, seu contrato com o Barcelona termina no dia 30 de junho. Segundo o jornal espanhol "Marca", os ingleses Arsenal, Liverpool e Manchester United teriam interesse em contar com o jogador no segundo semestre de 2015.

Jogador da Alemanha campeã da Copa, Khedira sofreu com lesões em 2014 e fez apenas oito partidas com a camisa do Real Madrid. A concorrência no clube espanhol é forte -ele disputa posição com Kroos, Isco, Illarramendi e Modric-, o que dificulta a renovação de seu contrato, que termina em julho de 2015.

Ídolo do Liverpool, o volante Gerrard, 34, já rejeitou a renovação de contrato com o clube que defendeu por toda a carreira e deve buscar novos ares no segundo semestre de 2015. Após 695 partidas, 180 gols e 11 títulos, ele deve deixar o time inglês e partir para os EUA. Segundo a BBC, o Los Angeles Galaxy tem interesse em contar com o volante.

VEJA A LISTA DE JOGADORES QUE JÁ PODEM ASSINAR PRÉ-CONTRATO

Armero - Milan Daniel Alves - Barcelona Essien - Milan Khedira - Real Madrid Anderson - Manchester United Jonas Gutierrez - Newcastle Terry - Chelsea Drogba - Chelsea Gerrard - Liverpool Helton - Porto Maxwell - PSG Rio Ferdinand - QPR Joey Barton - QPR

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave