Prefeitura de Belo Horizonte amplia distribuição de medicamento

Descentralização da distribuição se deve ao cancelamento do convênio com o Ministério da Saúde; estudo identificou que a manutenção das unidades consistia em custo superior à ampliação do serviço à população

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A partir de janeiro do ano que vem, os medicamentos antes vendidos nas quatro unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil, na capital mineira, passarão a ser distribuídos, gratuitamente, nos 147 centros de saúde de Belo Horizonte. De acordo com a Prefeitura da cidade, serão 348 tipos de medicamentos disponibilizados, 236 a mais dos ofertados pela Farmácia Popular.

A descentralização da distribuição se deve ao cancelamento do convênio com o Ministério da Saúde. Segundo a Prefeitura, estudo identificou que a manutenção das unidades consistia em custo superior à ampliação do serviço à população, além de ter sido verificada redução na demanda da Farmácia Popular. O Ministério da Saúde informou que o programa é feito por meio de adesão, e que os municípios estão livres para firmarem ou cancelarem a parceria a qualquer momento, sem nenhum custo.

A iniciativa será custeada pelos recursos até então empregados com o programa do governo federal, conforme a Prefeitura. Com a medida, o órgão espera que a população tenha acesso aos remédios mais perto de casa. “Os centros de saúde estão preparados para atender essa demanda, dispõem de uma lista de medicamentos mais abrangente e contarão com assistência farmacêutica”, disse o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta.

Os belo-horizontinos que necessitarem do benefício, deverão fazer cadastro no Centro mais próximo. A apresentação da receita médica será indispensável para a retirada dos remédios. O horário de funcionamento da unidades de saúde da capital é das 7h às 17h, com alguns Centros funcionando até às 19h.

Os medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser consultados no site Prefeitura www.pbh.gov.br/saude.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave