Urbel intensifica ações preventivas em áreas de risco em BH

Atividade inclui distribuição de cartilhas com orientações à população sobre como identificar risco de deslizamentos ou enchentes

iG Minas Gerais | Da redação |

Técnicos da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Defesa Civil e voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) intensificaram o trabalho de prevenção em áreas de risco geológico da capital no mês de dezembro. A atividade acontece todos os anos no período que antecede a época chuvosa e tem o objetivo de orientar os moradores sobre a melhor forma de agir em situação de chuva e alagamentos.

Durantes duas semanas, as equipes percorreram vilas e favelas de Belo Horizonte com um cortejo musical, para conversar com os moradores. Até o momento, foram distribuídas à população cerca de 10 mil cartilhas "Olha a chuva", que contêm orientações que ajudam a identificar indícios de risco de deslizamento de terra e enchentes, e listam os telefones úteis em caso de emergência.

Segundo a Urbel, desde 1993, quando o Programa Estrutural em Área de Risco (Pear) foi criado, o número de edificações em risco alto e muito alto nas vilas e aglomerados da capital caiu 88%.

Além das ações com carros de som e distribuição de cartilhas, cartazes e faixas estão sendo afixados em escolas, creches, postos de saúde de 74 vilas com locais de risco.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave