Destroços de voo da AirAsia são encontrados na Indonésia nesta terça

Pedaços de um rampa de emergência e um porta foram encontradas por um pescador; aeronave desapareceu no último domingo no horário da Indonésia, noite de sábado no Brasil

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Um pescador localizou, nesta terça-feira (30), destroços do voo QZ-8501 da AirAsia no Mar de Java. As informações foram confirmadas pela  Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas).

Segundo Basarnas, pedaços de uma rampa de emergência e uma porta da aeronave estavam a 10 quilômetros da última posição registrada pelos radares quando o avião desapareceu, no último domingo (28) no horário local, noite de sábado (27) no Brasil.

A previsão é que uma fragata da Marinha seja enviada ao local para ter acesso aos destroços. Na noite dessa segunda-feira (29) no horário de Brasília, já terça na Indonésia,  cerca de 30 navios e 21 aeronaves de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura e Coreia do Sul vasculhariam na terça 10 mil milhas náuticas quadradas (18.520 km²).

O mar em boa parte da região das buscas tem de 50 a 100 metros de profundidade - o que, em tese, pode facilitar o trabalho de encontrar destroços.

Os EUA anunciaram o envio do USS Sampson, um destróier de mísseis guiados, que deve chegar à região das buscas ainda nesta terça. "Estamos prontos para ajudar no que for possível", disse o porta-voz do Pentágono, Mark Wright.

O Ministério da Defesa chinês informou ter enviado um navio de guerra para o mar do Sul da China, próximo à região do desaparecimento, e disse que seus aviões "iniciaram trabalhos preparatórios" para as operações de busca. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave