Ex-gigante da fotografia, Kodak vai lançar smartphone

Aparelho com câmera será apresentado já na próxima semana

iG Minas Gerais | Priscila Brito |

Nova fase. 
Depois de entrar em concordata e perder espaço, Kodak vai entrar no concorrido mercado de smartphones
LEO FONTES / O TEMPO
Nova fase. Depois de entrar em concordata e perder espaço, Kodak vai entrar no concorrido mercado de smartphones

Vítima do mercado de smartphones, que popularizaram as câmeras fotográficas, a Kodak está se juntando ao seu algoz. A ex-gigante da fotografia, que pediu concordata em 2012 após sofrer um prejuízo estimado em US$ 665 milhões, vai lançar uma linha de smartphones com sistema Android na Consumer Electronic Show (CES), maior feira de produtos eletrônicos do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 6 e 9 de janeiro.

A expectativa fica por conta da câmera do aparelho, tendo em vista o passado da empresa. Porém, será necessário aguardar a apresentação do produto na CES para saber se o público terá de volta a boa e velha (ou uma nova e melhor) câmera Kodak agregada a um celular.

Em comunicado, a Kodak não antecipou nenhum detalhe técnico dos smartphones e das câmeras que os acompanharão, tais como velocidade do processador, tamanho da tela e número de megapixels da câmera.

A empresa se limitou a prometer um telefone com recursos para gestão, captura e compartilhamento de imagens que proporcionarão “uma experiência mais rica ao usuário”.

“A Kodak é uma das mais marcas mais reconhecidas do mundo. Aproveitamos esse legado e o utilizamos para inspirar os vários dispositivos com belo design que permitirão que os usuários tirem fotos maravilhosas e que as editem, compartilhem, armazenem e as imprimam em um instante”, assegurou Oliver Schulte, CEO da Bullitt Mobile, divisão do Bullit Group, empresa britânica especializada em dispositivos móveis que fabricará os novos aparelhos.

Funcionalidade Outra aposta do lançamento é na interface amigável do sistema. De acordo com o anúncio oficial, os smartphones serão voltados para aqueles usuários que não se sentem confortáveis com dispositivos móveis “cada vez mais complicados”.

“Fornecendo simplicidade sem prejudicar nenhuma outra característica, esses dispositivos vão atender a um segmento do mercado que tem sido negligenciado. Vamos atrair um grande público de usuários para quem o design estiloso e a facilidade de uso são tão importantes quanto a funcionalidade”, disse Schulte.

Este será o primeiro lançamento de produto que a Kodak realiza na CES nos últimos três anos. Há cerca de dois anos, quando entrou em concordata, a empresa passou a se dedicar a serviços gráficos e de impressão para o setor empresarial, além de adotar o licenciamento de sua marca para outras empresas como fonte de receita, como acontece nesta parceria com a Bullit.

Flash

Expansão. No segundo semestre de 2015, a Kodak vai anunciar o lançamento de novos produtos, dentre eles um celular 4G, um tablet e uma câmera conectada

Feira de eletrônicos terá atualizações de celulares e TVs Maior feira de produtos eletrônicos do mundo, a Consumer Electronic Show, que acontece entre os dias 6 e 9 de janeiro nos Estados Unidos, deve ter lançamentos focados em atualizações de produtos já presentes no mercado, sem novidades revolucionárias. Rumores indicam que a Sony vai apresentar a nova versão do celular XPeria, o modelo Z4, que deve vir com sensor de imagem. Já a Samsung deve revelar as novas versões dos tablets Galaxy Tab Pro e Note Pro e novos recursos da Bendable UHD TV, a televisão com a maior tela curva do mundo, com 105 polegadas e que atualmente custa R$ 500 mil. A empresa ainda confirmou que apresentará um modelo mais modesto, com tela curva de 34 polegadas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave