Jahari é o nome do gorilinha Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte

Nome significa "jovem forte e poderoso"; Ministério Público chegou a pedir cancelamento de votação sob a alegação de que a escolha de nomes de matriz africana para o animal poderia causar constrangimento aos afrodescendentes

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Filhote nasceu em setembro deste ano
Suziane Fonseca/Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte
Filhote nasceu em setembro deste ano

O filhote de Imbi e Leon já tem nome. Por votação popular, o animal vai se chamar Jahari, que significa jovem forte e poderoso. A informação foi divulgada pela  Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira (29).

O nome Jahari foi escolhido com 2.168 votos, alcançando 42% da votação. Em segundo lugr ficou  Ayo, que significa felicidade, e em terceiro Bakari, que terá sucesso. Todos os nomes são de origem africana.

A votação aconteceu entre os dias 1º e 15 de dezembro e contabilizou 5.112 votos. No dia 12 de dezembro, o Ministério Público pediu o cancelamento de votação sob a alegação de que a escolha de nomes de matriz africana para o animal poderia causar constrangimento aos afrodescendentes.

No entanto,  a Procuradoria-Geral do município emitiu parecer esclarecendo não haver qualquer traço de racismo na iniciativa da prefeitura.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave