Quatro cidades mineiras podem ter ajuda da União devido a seca

Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência de um total de sete municípios, em quatro estados; portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

As cidades mineiras da região Norte do Estado, Montes Claros, Bonito de Minas, Riachinho e São João das Missões tiveram a sua situação de emergência, em relação ao longo período de estiagem e seca, reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A portaria fi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29).

A partir desta publicação, as prefeituras poderão conseguir recursos federais para a realização de obras necessárias em reparo, devido aos problemas climáticos enfrentados. As administrações, contudo, precisam elaborar projetos para requerer a verba, segundo a assessoria de imprensa da Ministério.

Além de Minas, cidades de outros três estados tiveram a situação de emergência reconhecida. No Espírito Santo, foi o município de Montanha, também devido a estiagem. Já em Sergipe, a seca atingiu o município de Gararu.

No Rio Grande do Sul, o município de Pinhal Grande teve o reconhecimento de emergência após ser atingido por granizo.

Leia tudo sobre: secaestiagemsituação de emergênciareconhecimento