Japão abate 42 mil frangos por causa de novo surto de gripe aviária

Caso surge cerca de duas semanas depois de o governo ter ordenado o abate de aproximadamente 4 mil frangos em uma propriedade em Miyazaki, local em que ocorreu o primeiro surto de gripe aviária no Japão desde abril

iG Minas Gerais | AGÊNCIA BRASIL |

ODED BALILTY/ASSOCIATED PRESS 15/01/2011
undefined

As autoridades japonesas ordenaram nesta segunda-feira (29) o abate de cerca de 42 mil frangos no Oeste do país após a confirmação de um novo surto de gripe aviária, o segundo em menos de um mês. Testes de DNA confirmaram a presença da estirpe H5 do vírus em uma propriedade rural na cidade de Miyazaki, na Ilha de Kyushu, no Sudoeste do país, depois de o proprietário ter relatado ontem (28)  a morte de várias aves de maneira repentina, informou o governo local.

As autoridades iniciaram hoje o abate e solicitaram às propriedades localizadas num raio de 10 quilômetros em torno da propriedade afetada para não transportarem as aves para fora daquela área geográfica.

Este caso surge cerca de duas semanas depois de o governo ter ordenado o abate de aproximadamente 4 mil frangos em uma propriedade em Miyazaki, local em que ocorreu o primeiro surto de gripe aviária no Japão desde abril.

Não há informações que indiquem uma eventual ligação entre o primeiro surto e o atual, de acordo com o Ministério da Agricultura, que informou que mais testes serão feitos por um instituto.

Em abril, ao menos 112 mil frangos foram abatidos em dois dias devido ao surto, também no Sudoeste do Japão.

Leia tudo sobre: GRIPE AVIÁRIAMUNDOJAPÃOABATIMENTOFRANGOSSURTOSAÚDEECONOMIA