Eventos de peso em pauta

Ponto mais negativo foi a postura de Rachel Sheherazade, âncora do “SBT Brasil”, com comentários perversos

iG Minas Gerais | anna bittencourt tv press |


Ticiane Villas Boas e Ricardo Boechat garantiram ao “Jornal da Band” o prêmio da TV Press
Band
Ticiane Villas Boas e Ricardo Boechat garantiram ao “Jornal da Band” o prêmio da TV Press

Em um ano de Copa do Mundo e eleições, o telejornalismo teve um 2014 repleto de pautas e informações sem precisar se esforçar muito. Antes de junho, a preocupação eram se as obras para o Mundial iam ficar prontas a tempo e se as manifestações de 2013 iam estragar o evento do ano.

Depois, o espaço na mídia foi preenchido pelo bom andamento dos jogos e pela expectativa eleitoral. Com informações precisas e uma imparcialidade que não soa blasé e descompromissada, o “Jornal da Band” se destacou e foi o vencedor na categoria telejornal do Melhores & Piores de TV Press 2014. A descontração e o bom senso de Chico Pinheiro também foram premiados. À frente do “Bom Dia Brasil”, o apresentador quase anima quem está em casa com seus bordões e sua naturalidade.

Na contramão, ficaram as opiniões raivosas e perversas de Rachel Sheherazade, âncora do “SBT Brasil”, e o sanguinário “Fala Brasil”, da Record, que foram eleitos os piores na categoria Apresentadora de Telejornal e Telejornal.

Até 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, os telejornais esportivos tiveram grande destaque. Com toda visibilidade, fica fácil ver quais produções sabem ter uma mistura consistente, informativa e agradável de ver. O “Redação SporTV”, pelo terceiro ano consecutivo, foi vencedor na categoria Programa de Esporte. Sem muito apelo durante os jogos da Copa, a produção do canal a cabo comandada por André Risek se destacou na repercussão das notícias do dia. A gritaria e o excesso de clubismo no “Jogo Aberto” acabou rendendo à produção da Band o status de Pior Programa de Esporte do ano.

Sem grandes surpresas, o ano do telejornalismo na TV brasileira colheu os frutos de uma boa direção somada a bons nomes. Quem não uniu pelo menos os dois ingredientes acabou ficando muito aquém da concorrência.

Laureados pelo TV Press na linha de jornalismo em 2014

Melhor Telejornal: “Jornal da Band”, da Band Pior Telejornal: "Fala Brasil”, da Record Melhor Produção Telejornalística de Variedades: “Estúdio I”, da Globonews Pior Produção Telejornalística de Variedades: “Domingo Espetacular”, da Record Melhor Apresentador de Telejornal: Chico Pinheiro, do “Bom Dia Brasil”, da Globo Pior Apresentador de Telejornal: William Waack, do “Jornal da Globo” Melhor Apresentadora de Telejornal: Sandra Annenberg, do “Jornal Hoje”, da Globo Pior Apresentadora de Telejornal: Rachel Sheherazade, do “SBT Brasil” Melhor Programa de Esporte: “Redação SporTV”  

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave