Associação de shoppings avalia que vendas cresceram 3% no Natal

Pesquisa abrange 7.500 lojas distribuídas em todo o país; aumento de número de shoppings no Brasil contribuiu para o aumento das vendas

iG Minas Gerais | AGÊNCIA BRASIL |

Segundo os dados apurados em 150 empresas de varejo associadas à entidade, quando consideradas a mesma quantidade de lojas do ano passado, o resultado foi negativo ou estável com relação a 2014
Valter Campanato/Agência Brasil
Segundo os dados apurados em 150 empresas de varejo associadas à entidade, quando consideradas a mesma quantidade de lojas do ano passado, o resultado foi negativo ou estável com relação a 2014

A venda de varejo em shopping center cresceu 3% neste final de ano, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Segundo os dados apurados em 150 empresas de varejo associadas à entidade, quando consideradas a mesma quantidade de lojas do ano passado, o resultado foi negativo ou estável com relação a 2014. A pesquisa abrange 7.500 lojas distribuídas em todo o país.

“Um dos motivos para o crescimento das vendas foi o aumento do número de shoppings no país. As projeções eram de crescimento de 4,5% para o Natal, mas chegamos só a 3%. Se desconsiderarmos as lojas novas, não crescemos nada”, disse o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Segundo ele, as vendas em 2014 foram afetadas pela dificuldade de obtenção de crédito, principalmente para as camadas de menor poder aquisitivo, pelo aumento dos juros, a elevação do dólar que gerou aumento de preços em vários segmentos do varejo, a alta da inflação que gerou menos propensão para as compras, insegurança em relação às medidas econômicas que serão tomadas no próximo ano, carga tributária elevada e redução de incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados, além de compras feitas no exterior de produtos de menor preço do que no mercado interno.

Os dados da Alshop, mostram que o segmento de perfumaria e cosmético foi o que teve melhor desempenho no Natal de 2014, com vendas reais 10% maiores do que em 2014. O ramo de óculos, bijuterias e assessórios teve crescimento de 9% ante o mesmo período de 2013. O vestuário registrou elevação de 8,5% nas vendas na comparação com o Natal do ano passado. O setor calçadista teve vendas 9,5% maiores.

Ainda de acordo com a avaliação, para o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos ocorreu uma queda de 2%. As lojas de brinquedos venderam 9,5% no Natal deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Jóias e relógios cresceram 8%, segundo os dados. Móveis e artigos para o lar apresentou aumento de 7,5%.

“O ano não foi bom para os shoppings centers porque a Copa do Mundo resultou em menos dias de trabalho e faturamento. Os rolezinhos também fecharam alguns shoppings e a expectativa das eleições também foi prejudicial para as vendas”, analisou Sahyoun.

Segundo o balanço da Alshop, os lojistas de shopping 

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