Um passeio pelo Brasil

iG Minas Gerais |

FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
undefined

Como uma extensão do trabalho da Expedição Fartura, viagem de descobertas gastronômicas que roda o país desde 2012, o Fartura BH foi realizado em dois dias de festa em setembro na praça José Mendes Júnior, na região Centro-Sul da capital – um lugar surpreendentemente aconchegante, que recebeu o evento muito bem.

Assim como no festival em Tiradentes, o foco se deu na riqueza da gastronomia brasileira, com produtos de 14 Estados e a presença de chefs de destaque no cenário nacional, como Alberto Landgraf (Epice, SP), Thomas Troisgros (Olympe, RJ) e Mara Salles (Tordesilhas, SP).

Entre tantas atrações, a cultura mineira também foi celebrada, desde o arroz de marimbondo do chef Ivo Faria (Vecchio Sogno, BH), até o rocambole Lagoa Dourada (MG). Em meio à comilança, foram realizados 32 cursos e degustações, abrangendo vários setores da gastronomia. “Pessoalmente, este ano foi o mais difícil da minha trajetória profissional. Mas também o mais realizador”, confessa Rodrigo Ferraz.

Como se não bastasse, a equipe que promoveu o Fartura ganhou em 2014 o Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia pela publicação da primeira edição do livro “Expedição Brasil Gastronômico”. “Juntando tudo isso ao lançamento de mais um livro, do curta e do longa-metragens, foi um ano muito intenso”, diz ele.

Segundo Ferraz, o número de propostas para levar o Fartura para outras capitais brasileiras é um indicativo de seu sucesso. “Recebemos oito pedidos. Um deles foi o Fartura Fortaleza, que iremos fazer em junho. Ainda estamos analisando as outras, mas deveremos fazer no máximo mais uma ou duas”, adianta o empresário.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave