Câmara de BH inaugura bicicletário e homenageia funcionário

Novo bicicletário da câmara de Belo Horizonte possui vagas para estacionamento de até 20 bicicletas; com vigilância 24 horas, o equipamento está disponível para visitantes e funcionários

iG Minas Gerais | Da Redação |

Câmara inaugura novo bicicletário público
Divulgação CMBH
Câmara inaugura novo bicicletário público

Silenciosa, não poluente e com baixo custo de manutenção, a bicicleta tem se tornado um meio de transporte cada vez mais utilizado nas grandes cidades, permitindo ao ciclista evitar longos engarrafamentos e transtornos na busca por vagas de estacionamento. Alinhada à necessidade de se repensar a mobilidade urbana em Belo Horizonte, a Câmara Municipal inaugurou, nesta semana, o seu novo bicicletário.

Instalado dentro do estacionamento oficial da Câmara, o equipamento é coberto e tem capacidade para 20 bicicletas. Com vigilância 24 horas, o bicicletário está disponível para visitantes e funcionários da instituição, tendo acesso pela entrada de veículos que fica ao lado da portaria principal, na Avenida dos Andradas.

O novo equipamento público recebeu o nome de Christiano D'Assunção Costa, ex-servidor da Casa, que faleceu em janeiro de 2014, vítima de uma tentativa de assalto.

Aos 34 anos, Costa era chefe da Seção de Compras, sendo formado em Direito e Fisioterapeuta. O servidor foi lembrado pelos vereadores e familiares, além de colegas de trabalho.

A mãe de Cristiano, Maria do Carmo Costa, emocionada, dirigiu-se ao público presente, principalmente colegas do filho, afirmando que “ele falava com carinho de todos vocês aqui e tratou a todos com muita igualdade. Quero que se lembrem do Cris pelo sorriso que ele tinha no olhar. Ele vive eternamente no nosso coração”. Durante a cerimônia, em que flores foram entregues aos familiares, foi lida uma carta da viúva, Letícia Coelho, que não pôde estar presente, mas agradeceu a todos na mensagem.

Um representante da BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, Augusto Schmidt elogiou a iniciativa. “É um passo muito importante no reconhecimento da bicicleta como meio de transporte. Ela permite que a gente conviva com a cidade de maneira mais humana, integrada e sustentável”. Schmidt lembrou que o bicicletário na Câmara é uma reivindicação dos ciclistas desde 2012 e elogiou a construção, garantindo que foi escolhido o melhor modelo para o equipamento público.

A chefe de gabinete de Leonardo Mattos, a servidora Laura Beleza também é ciclista e contou que voltou às pedaladas há sete meses, quando se mudou para um imóvel há poucos quilômetros da Câmara. Segundo ela, havia grande dificuldade de estacionar a bicicleta, e era um incômodo colocá-la ao lado das motocicletas. Beleza também lembrou que, muitas vezes, é necessário deixar a bicicleta pernoitar, e o novo estacionamento irá trazer mais segurança.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave