Del Bosque se diz animado para 2015 após ano ruim da Espanha

Eliminação na primeira fase do Mundial foi o nocaute mais rápido já sofrido por um campeão do torneio desde 1950

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Vicente Del Bosque ainda não definiu equipe titular da seleção espanhola
Divulgação / Uefa
Vicente Del Bosque ainda não definiu equipe titular da seleção espanhola

Mesmo com a eliminação surpreendente na primeira fase da Copa do Mundo e na segunda colocação das eliminatórias da Eurocopa-2016 após uma derrota para a Eslováquia, o técnico da seleção da Espanha, Vicente del Bosque, 64 anos, diz estar animado para a próxima temporada.

"Tivemos um período necessário de reflexão depois da Copa do Mundo, e nós e a federação estamos na mesma página", disse Del Bosque, ao site oficial da seleção espanhola.

"Decidimos continuar juntos e estou me sentindo animado e cheio de desejo para cumprir minhas responsabilidades. Não somos um fardo para a seleção nacional, mas estamos tentando criar uma nova equipe para competir no mesmo nível que competíamos antes", acrescentou o treinador, que quase pediu demissão após a eliminação na Copa do Mundo.

A eliminação da Espanha na primeira fase do Mundial foi o nocaute mais rápido já sofrido por um campeão mundial de futebol desde 1950. Desde 1950, nunca um campeão havia sido eliminado já na segunda partida da Copa do Mundo seguinte.

Depois da primeira Copa no Brasil, outras equipes que tombaram na primeira fase ao defender um título mundial pelo menos resistiram um pouco mais do que os espanhóis, caindo apenas na terceira partida -- foi o caso do Brasil em 1966, da França em 2002 e da Itália em 2010.

O próximo jogo oficial da seleção espanhola está marcado para o dia 27 de março, quando enfrenta a Ucrânia. Espanhóis e ucranianos somam nove pontos, enquanto a Eslováquia é a líder do Grupo C, com 12 pontos.

Os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga direta na Eurocopa-2016, que será disputada na França. O melhor terceiro também garante classificação. Os oito piores terceiros colocados vão disputar a repescagem.

Leia tudo sobre: vicente del bosqueespanha2015anomelhor