Casal sueco cria aplicativo que substitui métodos contraceptivos

Aplicativo já está em operação na Suécia, Suíça e no Reino Unido; segundo a empresa, mais de 10 mil mulheres já usam o sistema e nenhuma gravidez acidental foi registrada

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

NaturalCycles utiliza um termômetro padrão e a mulher deve medir sua temperatura corporal todos os dias pela manhã
Divulgação/NaturalCycles
NaturalCycles utiliza um termômetro padrão e a mulher deve medir sua temperatura corporal todos os dias pela manhã

Tido como um método contraceptivo seguro e inofensivo, os anticoncepcionais têm chamado cada vez mais atenção dos médicos devido aos seus efeitos colaterais. Pensando nisso, um casal sueco, PhD em física, criou um aplicativo de celular  que mede a temperatura do corpo como forma de entender melhor o ciclo menstrual feminino e usar ele mesmo como informação contraceptiva. As informações são do portal "Hypeness".

O ciclo menstrual consiste em três fases (a pré-ovulatória, a ovulatória e a pós-ovulatória) e em cada uma dessas etapas a mulher apresenta uma temperatura corporal diferente, variando de 0,2 a 0,45 ºC devido aos níveis hormonais.

Com base nisso, o NaturalCycles, utiliza um termômetro padrão e a mulher deve medir sua temperatura corporal todos os dias pela manhã. Ao inserir a informação no aplicativo, o dia é marcado como verde, indicando que relações sexuais não causarão gravidez, ou vermelho, alertando para que o casal use preservativo – tudo isso com base na fase do período menstrual em que a mulher está.

O aplicativo já está em operação na Suécia, Suíça e no Reino Unido. Segundo a empresa, mais de 10 mil mulheres já usam o sistema e nenhuma gravidez acidental foi registrada.  

Leia tudo sobre: NaturalCyclesMundocientistassuecosmundoanticoncepcionalaplicativocelular