Economia ficará estagnada em 2014

Indústria terá resultado negativo; serviços e agropecuária devem crescer pouco, diz o BC

iG Minas Gerais |

Bode expiatório. Crise na indústria é apontada como principal responsável pela economia fraca
Nissan/Divulgação
Bode expiatório. Crise na indústria é apontada como principal responsável pela economia fraca

BRASÍLIA. A economia brasileira deve ficar praticamente estagnada neste ano. O Banco Central (BC) cortou a previsão de crescimento de 0,7% para 0,2%. Segundo o relatório trimestral de inflação, divulgado ontem, o BC ainda aumentou a projeção para a inflação oficial (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA) de 6,3% para 6,4% em 2014.

Nas contas dos técnicos, a inflação não voltaria para a meta nem daqui dois anos. No entanto, na contramão das estimativas, a autoridade monetária afirmou que fará “o que for necessário” para colocar o IPCA no objetivo em 2016.

Tanto para este ano quanto para o ano que vem, a meta do Banco Central é fazer com que a inflação fique em 4,5%. Há, entretanto, uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais. É nessa banda que o IPCA esteve acomodado nos últimos anos. Em alguns momentos – como o atual – chegou a romper o teto de 6,5%. No acumulado nos últimos 12 meses, por exemplo, o índice está em 6,56%.

A crise na indústria é a principal responsável pelo fraco desempenho da economia do Brasil em 2014. O BC prevê uma queda de 1,4% do PIB industrial neste ano. Em setembro, a previsão era de uma desaceleração de 1,6% da indústria. Para 2015, o BC estima que a indústria terá uma queda de 0,3% até o terceiro trimestre. O setor de serviços deve crescer 0,7% em 2014 e a agropecuária, 1,4%.

Investimento baixo. Mesmo com todos os estímulos dados pelo governo, os investimentos no Brasil vão levar um tombo em 2014. Os dados do BC projetam uma queda de 7,1 % na chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que indica a capacidade de produção do país. A estimativa anterior era de um recuo de 6,5%.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave