Após seis anos, Lacerda ainda não cumpriu metas de 2008

iG Minas Gerais |

O prefeito Marcio Lacerda já está na metade de seu segundo mandato, mas ainda não cumpriu algumas promessas de seu programa de governo na disputa de 2008. O verificou as principais propostas de campanha apresentadas pelo então candidato, e que deveriam ser cumpridas no primeiro mandato, para saber o que de fato já foi feito e o que ainda está por fazer. Apresentaremos os resultados em três dias: hoje, nosso foco são as metas na área de educação.Aparte

No plano apresentado pela coligação Aliança por BH havia intenção de superar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) propostos pelo Ministério da Educação para 2011, tanto para os anos iniciais quanto para os finais. Embora esse objetivo tenha sido cumprido no levantamento apresentado em 2009, a margem de pontos acima da meta vem se reduzindo e, no caso dos anos finais, se encontra exatamente com a pontuação definida pelo governo federal.

Em relação à construção de novas escolas, a prefeitura ainda não atingiu os objetivos anunciados para a primeira gestão, mesmo após seis anos de mandato. Das 12 escolas a serem construídas pelo prefeito, apenas três foram entregues.

Na educação infantil, apenas no último trimestre de 2014 a meta de cem novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) foi concretizada.

O projeto de expansão da Escola Integrada para 100 mil alunos também não foi atingido, embora a Secretaria de Educação informe que a adesão de alunos ao projeto seja de responsabilidade das famílias, já que existem vagas abertas que não foram preenchidas. Atualmente 65 mil estudantes participam da iniciativa, e a meta foi novamente revista, com a previsão de 90 mil alunos para 2016.

A duplicação do número de alunos no programa Segundo Tempo, chegando a 32 mil, não saiu. Em 2014 o programa não esteve aberto, mas em 2013 a iniciativa contava com o mesmo número de vagas que em 2008. O Segundo Tempo é uma iniciativa em conjunto com o governo federal, que prevê atingir 24 mil estudantes em 2015.

Por outro lado, Lacerda cumpriu metas importantes propostas naquela ocasião. Garantir a presença de Guardas Municipais em todas as escolas foi praticamente cumprido, já que atualmente 95% das escolas possuem esse atendimento.

O Programa Escola nas Férias atingiu seus objetivos de atender 20 mil alunos e hoje oferece 54 mil vagas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave