Música perde Joe Cocker

Cantor morreu ontem, aos 70 anos; ele ficou célebre por versão de clássico dos Beatles

iG Minas Gerais |

Em BH. Em abril de 2012, Joe Cocker interpretou clássicos de seu repertório na cidade
ALISSON GONTIJO / O TEMPO
Em BH. Em abril de 2012, Joe Cocker interpretou clássicos de seu repertório na cidade

O cantor britânico Joe Cocker morreu ontem, aos 70 anos. Ele era muito conhecido pela suas pungentes versões de “With a Little Help From My Friends”, dos Beatles, e “Unchain My Heart”, gravada primeiro por Ray Charles.

O seu agente Barrie Marshall confirmou à emissora britânica BBC que Cocker morreu de uma doença não divulgada. No entanto, segundo um comunicado atribuído à Sony Music e publicado pela ITV, o músico “faleceu após uma dura luta contra um câncer de garganta”. Outras publicações afirmam que Cocker morreu em decorrência de um câncer no pulmão.

Nascido John Robert Cocker, no dia 20 de maio de 1944, em Sheffield, na Inglaterra, sua voz rouca era inconfundível, tornando-o célebre especialmente após sua apresentação no lendário festival Woodstock, em 1969, com sua releitura do clássico dos Beatles “With a Little Help From My Friends”.

Com seu vozeirão, a música cantada originalmente por Ringo Starr ganhou uma roupagem blues e se tornou ainda mais famosa e arrebatadora. A canção conquistou o primeiro lugar nas paradas britânicas e foi tema de abertura da série “Anos Incríveis”, exibida na TV Cultura. Em mais de 50 anos de carreira, Cocker lançou 28 discos.

Pelo Twitter, Ringo lamentou a morte do amigo. “Adeus e Deus abençoe Joe Cocker, de um de seus amigos. Paz e amor”, escreveu o baterista.

Joe Cocker fez quatro apresentações no Brasil em 2012, cantando em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde tocou no Chevrolet Hall.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave