2014 teve garantia de países nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

Basquete masculino e femininos dos EUA, além do donos da casa em algumas modalidades, são alguns dos exemplos de quem tem presença confirmada

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Olimpíadas no Rio de Janeiro tem previsão de gastos com a organização de R$ 7 bilhões
Alex Ferro/Rio 2016
Olimpíadas no Rio de Janeiro tem previsão de gastos com a organização de R$ 7 bilhões

Faltando cerca de 18 meses para o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, muitos atletas e países já garantiram presença, ao mesmo tempo em que tantos outros ainda buscam vaga na maior competição esportiva do mundo.

A corrida para estar no Rio de Janeiro começou ainda em 2014. De junto a dezembro deste ano, 18 torneios definiram as primeiras vagas em 19 esportes, nove olímpicos e 10 paralímpicos.

Até aqui, 64 países estão garantidos. A garantia de alguns países já deixa o clima de proximidade dos Jogos ainda mais forte.

"Foi um ano muito empolgante pela classificação dos primeiros atletas e das primeiras equipes. Isso faz com que eles e nós, do Comitê, já possamos nos sentir mais próximos dos Jogos e nos inspira a garantir que tudo estará em perfeitas condições, para que os atletas possam brilhar em seus grandes momentos", indica Melina Xanthopoulou, gerente de Inscrições Esportivas do Comitê Rio 2016.

O Brasil estará garantido em boa parte das modalidades por ser o país sede. Outros países também já estão certos, como o basquete masculino e feminino dos EUA.

Ao todo, serão 10.500 atletas olímpicos e 4,350 paralímpicos, preenchendo 395 vagas olímpicas e outros 271 paralímpícas. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave