Mundial e Pan de Toronto em 2015 serão teste para atletas, diz CBDA

Campeonatos acontecerão quase simultaneamente, e intenção da confederação é mandar força máxima para os dois

iG Minas Gerais | Da redação |

Etiene Medeiros terá pouco tempo de descanso após chegar o Brasil nesta terça-feira
SATIRO SODRE
Etiene Medeiros terá pouco tempo de descanso após chegar o Brasil nesta terça-feira

O Brasil deve ir com força máxima na natação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, que acontecem de 10 a 26 de julho e de 24 de julho a 9 de agosto, respectivamente. Mesmo com a proximidade entre os dois campeonatos, o superintendente técnico da CBDA, Ricardo Moura, afirma que os próprios atletas sinalizaram positivamente ao fato.

“Nossa ideia é ter as equipes completas nas duas competições. Obviamente que estamos estudando o caso específico de cada atleta, mas entendemos que superar essas duas metas será um treinamento e tanto para os Jogos Olímpicos. Quem não estiver preparado para enfrentar isso, dificilmente estará para encarar as dificuldades competitivas de 2016. Felizmente já estamos recebendo a sinalização positiva de vários atletas e técnicos de que estarão nos dois eventos, mas deixaremos para anunciar isso definitivamente em 2015”, explicou Moura.

O que ainda não está definido são as equipes detalhadamente que estarão em cada um dos torneios. A preferência deve ser o Mundial, já que se o país quiser levar dois atletas no masculino e no feminino nos Jogos do Rio nas Maratonas Aquáticas, terá que se classificar entre os 10 primeiros da prova, na Rússia.