Conversas de crianças e frases ao acaso

Marilda Castanha e Nelson Cruz autografam suas obras

iG Minas Gerais | da redação |

Uma das ilustrações do “Livro ao Acaso”, o novo de Nelson Cruz
nelson cruz/reprodução
Uma das ilustrações do “Livro ao Acaso”, o novo de Nelson Cruz

No livro “Fases da Lua e Outros Segredos”, Marilda Castanha reúne uma coleção de diálogos inusitados e bem-humorados de Nino e Cecília, atualmente com 10 e 13 anos, filhos do casamento com o escritor e ilustrador Nelson Cruz. O lançamento será hoje, às 10h, na livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi), quando Nelson também autografa seu mais recente rebento, “O Livro do Acaso”.

No caso de Marilda, que assina texto e ilustrações, durante anos ela anotou em três cadernos as conversas de suas crianças, transformou-as em pequenos poemas e criou imagens para eles. O lançamento é da editora Peirópolis (48 págs., R$ 38).

Já Nelson Cruz, em seis anos de leituras, coletou frases de 12 autores, entre eles Padre Antônio Vieira, Olavo Bilac, Florbela Espanca, Lima Barreto, João do Rio, organizando-as na narrativa poética “O Livro do Acaso”. Para ampliar a ideia do acaso, ele pintou as ilustrações em madeirite, madeira meio avermelhada de tapume, procurando harmonizar as ilustrações com as irregularidades e a textura da madeira. A publicação acaba de sair pelo selo Abacatte editorial (44 págs., R$ 38).

Os dois autores são belo-horizontinos e individualmente já ganharam prêmios importantes no segmento infantojuvenil, como o Jabuti. Marilda já conquistou por exemplo o Runner-Up (Noma – Unesco, Japão, 2000), e o Prix Graphique Octogone (França, 2000). Em 2012, os originais do livro “Alice no Telhado”, de Nelson, participaram de exposição em Londres pelos 150 anos do livro “Alice no País das Maravilhas”. No ano passado, Nelson ganhou da Associação Paulista de Críticos de Artes o prêmio de melhor livro infantil com o livro “A Máquina do Poeta”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave